segunda-feira, 28 de março de 2016

MINHA TERRA, NOSSA HISTÓRIA: ORIGEM DA IGREJA CATÓLICA DE MORAÚJO

                           História da Igreja Católica de Moraújo

1948-2016

Conta a história que a igreja primitiva tem suas origens no inicio da segunda metade do século XIX, quando foram doadas terras por Francisco Guilherme dos Reis e sua esposa Maria Coutinho de Alcântaras, para construção da capela. 

A construção da referida capela foi também uma iniciativa de outros fazendeiros da época e demais moradores da região. Consta que entre os anos de 1876 e 1885 Pe. Benardino Lustosa realizou benfeitorias na igreja de palma (atual Coreaú) e na Capela de pedrinhas (atual Moraújo).

 Em 1921 a capela foi reformada na Gestão do Pe. Luiz Firmino. No ano de 1948 a igreja passa por uma nova reforma, sendo que foram deixadas as bases ou alicerce para posteriormente erguer a torre, que foi erguida na gestão do cônego Joviniano Loiola, em 1983.Destacamos que várias pessoas participaram  efetivamente na construção desta capela, carregando pedra, areia e água do rio Coreaú. 

Neste mesmo ano chegava o Pe. Eudes Fernandes para comandar os trabalhos pastorais em nossa capela. Na parte interna da capela haviam dois altares que ficavam nas laterais do altar central e abrigavam de um lado uma imagem de coração de Jesus e de outro Nossa Senhora do perpetuo Socorro, ambos foram demolidos na gestão do Pe. José Maria de Aguiar, pároco de Coreaú nos anos de 1965 a 1970.A partir de 1954, o Pe. Benedito Albuquerque realizou em sua gestão a construção do piso mosaico (atual), a calçada, o forro de estuque e o coro de madeira.

 A construção do foro de laje pré-moldada foi realizada no ano de 1992. Nossa comunidade foi capela da paroquia de Coreaú, até o ano de 2009, quando foi elevada a paroquia em missa solene realizada no dia 28 de março de 2009, pelo Bispo da Diocese de sobral, Dom Antônio Fernando, que nomeou, Pe. João Jesuíno Marques como primeiro padre da paroquia de nossa senhora da conceição.

 vídeo em Homenagem aos 7 anos de Fundação da Paróquia de Moraújo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paróquia de Moraújo celebra Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de 03 a 13 de maio (28)

Alta da igreja matriz de Moraújo   A paróquia de Moraújo iniciará dia 03 de maio, os festejos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conhecid...