sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

PERSONALIDADE DE HONRA DE MORAÚJO: José Juvêncio de Abreu

Moraujense Ilustre
"soube cultivar os melhores sentimentos e aflorar nos seus semelhantes às melhores qualidades"



Apresentamos José Juvêncio de Abreu, empresário e líder político de  Moraújo que com muita humildade, simplicidade e carisma conquistou multidões e entrou para história como um dos políticos mais carismáticos de todos os tempos. Sua trajetória na politica de nossa cidade foi vitoriosa, sendo prefeito por três vezes, ou seja , 12 anos.

Como empresário, no estado do Maranhão Juvêncio Abreu foi bem sucedido, o que lhe condicionou a realizar um sonho especial de se tornar prefeito de nossa cidade e assim contribuir para sua melhoria, crescimento e desenvolvimento. Um homem do povo e que em sua trajetória de vida esteve presente no local onde se sentia agraciado, amado e querido: " no meio do povo".

Acompanhe agora passo a passo a história vitoriosa de Juvêncio Abreu em fatos importantes e que marcaram sua história de vida e a história de Moraújo para sempre. Moraújo e Juvêncio duas histórias distintas, mais que pode ser simplesmente uma só, uma história de amor incondicional a Moraújo.



José Juvêncio de Abreu, nasceu em 05 de Junho de 1950, natural do município de Coreaú, filho de Francisca Moreira de Araújo, mais conhecida como "Dona Nenem Abreu" graduado em letras pela universidade estadual Vale do Acaraú-Uva.Casou-se com Vitória Massetti, com quem teve dois filhos: Juvênia Simões e Juvêncio Filho.

Juvêncio, Juvênia e Juvêncio Filho

Mãe de Juvêncio Abreu


Neuza Moreira de Araújo e Juvêncio


Paço da Prefeitura de Moraújo ao qual juvêncio comandou por 12 anos

A partir de agora contaremos a história de Juvêncio Abreu de forma cronológica ressaltando fatos importantes na sua trajetória política em Moraújo nos anos em que esteve presente e atuante.

O Ano é 1988


Em 1988 é o ano em que Juvêncio Abreu inicia em Moraújo sua história política. O quadro politico estava organizado da seguinte forma: o grupo político da família Benício, liderado por Vicente Benício, O grupo politico da família Teodoro e Aguiar, liderado por José Aguiar e o novo grupo político, liderado pelo empresário Juvêncio Abreu.

 Assim o embate nas eleições de 1988 se deu por: candidato da situação: Júnior Benício (prefeito) e Benedito Moreira (vice-prefeito), na chapa das oposições se concentrou com: José Aguiar (prefeito) e em outra chapa de oposição Juvêncio Abreu (prefeito).

 Essa campanha foi bastante disputada, principalmente entre Júnior Benício e José Aguiar, Juvêncio era novo na política e essa eleição foi mais para se tornar conhecido e popular na comunidade, para futuramente consolidar resultados positivos. Neste pleito o candidato da família Benício: Júnior Benício é leito,tomando posse em 1º de janeiro de 1989 e em segundo lugar José Aguiar e em terceiro Juvêncio Abreu. Nas eleições seguintes de 1992 as conjunturas políticas em Moraújo eram praticamente as mesmas, mais um fato crucial levou Juvêncio a realizar seu sonho de se tornar prefeito de Moraújo.

O Ano é 1992



Em 1992 é realizada novamente eleições para Prefeito e vereadores de Moraújo. Juvêncio Abreu decide novamente candidatar-se a prefeito de Moraújo, agora mais conhecido em toda a comunidade era necessário criar alianças políticas para vencer o influente e poderoso grupo comandado pela família Benício.

Deste modo, Juvêncio Abreu articulou e conseguiu aliar-se ao grupo político liderado por José Aguiar e assim formaram uma chapa de oposição com Juvêncio a prefeito e José Aguiar a vice-prefeito.No comando da prefeitura estava o então prefeito eleito em 1988, Júnior Benício, que assumiu a Prefeitura em 1989 até o ano de 1992. 

O grupo Político da Família Benício que era situação, decidiu escolher como candidato a prefeito Francisco Odernes e a vice-prefeito Raimundo Lúcio, que já havia sido prefeito de Moraújo anteriormente e era líder político no reduto eleitoral do distrito de Várzea da Volta, atualmente Raimundo Lúcio reside no município de Massapê e tem 89 anos.

Neste pleito Juvêncio e José Aguiar saíram vitoriosos e assim juvêncio Abreu toma posse em 1º de Janeiro de 1993, iniciando seu primeiro mandato como prefeito de Moraújo.Vale ressaltar que a vitória de Juvêncio e José Aguiar representava o rompimento de um grupo politico que governava Moraújo há quase 40 anos.

O Ano é 1996


Nas eleições de 1996, o quadro político apresentava os  grupos políticos já consolidados, um liderado pelo então prefeito eleito nas eleições de 1992, Juvêncio Abreu, que escolheu como seu sucessor e candidato a prefeito Mozar (Antônio de Maria) e a vice-prefeito, José Maria Cristino. Neste pleito Juvêncio não conseguiu eleger seu sucessor que perdeu a eleição para o candidato da oposição, Francisco Odernes de Vasconcelos, que teve como vice-prefeito indicado pelo líder político José Aguiar, o comerciante e professor, Francisco Fídias Carvalho e Fontenele. Francisco Odernes exerceu seu mandato de 1º de Janeiro de 1997 até outubro de 2000,assim o vice-prefeito Francisco Fídias assumiu os meses de Novembro e Dezembro em virtude de problemas administrativos.

O Ano é 2000


No pleito de 2000, Juvêncio Abreu volta a candidatar-se como oposição contra o então Prefeito Francisco Odernes que havia sido eleito nas eleições de 1997. Juvêncio formou uma chapa de oposição tendo sua esposa como vice-prefeita. Na situação,o então prefeito Odernes e seu grupo Político em cumprimento a acordos políticos assumidos anteriormente escolheram como candidato a Prefeito representando seu grupo político o senhor José Aguiar na qualidade de prefeito e a vice-prefeito a esposa do líder político Vicente Benício, a senhora Angelita Benício.Nessa eleição Juvêncio Abreu é reconduzido a Prefeitura Municipal de Moraújo, sendo eleito para o seu segundo mandado como Prefeito de Moraújo de 1º de janeiro de 2001 a 31 de Dezembro de 2004.

O Ano é 2004


A aprovação do Projeto de lei favorável a reeleição, possibilitou a candidatura a reeleição de Juvêncio Abreu a Prefeito, sendo eleito nas eleições realizadas em 2004 e toma posse no dia 1º de Janeiro de 2005, com termino do mandato em 31 de dezembro de 2008. Nessa eleição Juvêncio formou uma chapa, tendo ele como candidato a Prefeito e o Antonio de Maria, mais conhecido como Mozar, a vice-prefeito, ambos ganharam a eleição das chapas oposicionistas formadas por Francisco Odernes a Prefeito e a vice-prefeito Dr. Tadeu, médico bastante conhecido e renomado em nossa cidade e amigo pessoal de Odernes, em outra chata da oposição estava o empresário Jurandi Fonteles de Oliveira a prefeito e Francisco Fídias a vice-prefeito e em outra chapa oposicionistas estava Elder Aguiar. Assim nesse pleito Juvêncio saiu vitorioso, com 1.948 votos, se tornando o primeiro prefeito reeleito de Moraújo. Destacamos que nessa eleição Jurandi conseguiu obter a segunda colocação,com 1.405 votos , a terceira  Odernes com 1.000 votos e na quarta colocação Elder Aguiar com 355 votos. Deste modo, Juvêncio Abreu exerceu seu mandato de 1º de Janeiro de 2005 a 31 de Dezembro de 2008, sendo o primeiro Prefeito de Moraújo reeleito.

O Ano é 2008



Nas eleições de 2008, Juvêncio Abreu escolheu como candidato novamente Mozar a prefeito e Vitória a vice-prefeita. A chapa da oposição estava formada por todas as lideranças que manifestavam oposição a Juvêncio Abreu. O candidato Jurandi Oliveira conseguiu reunir a maioria das lideranças políticas em prol de sua candidatura, a prefeito e tendo como vice-prefeita Livramento Vasconcelos, esposa do Ex-prefeito e líder político Francisco Odernes. 

Assim estavam juntos na chapa da oposição: Jurandi, José Aguiar, Elder Aguiar, Odernes, Donizete, Fídias, dentre outras lideranças.Jurandi Oliveira é eleito prefeito de Moraújo para exercer seu primeiro mandado e assume em 1º de janeiro de 2009 a 31 de Dezembro de 2012, derrotando o então candidato da situação Mozar, indicação do Líder político Juvêncio Abreu.

O Ano é 2012



As eleições municipais de  2012 foi marcada por ter sido o último pleito que Juvêncio Abreu participou, com problemas cardíacos graves a anos, juvêncio enfrentou uma das eleições mais disputadas de toda a história política de nossa cidade. 

Juvêncio era candidato a prefeito e tinha como Vice-prefeito Alexandre Abreu, ambos enfrentaram a chapa da situação liderada pelo atual Perfeito Jurandi Oliveira eleito nas eleições de 2008 e que concorria a reeleição. Jurandi conseguiu manter a mesma base eleitoral que lhe condicionou ser eleito em 2008 e ainda agregou mais aliados e venceu em uma disputa acirrada o então candidato da oposição Juvêncio Abreu.

Destacamos também que Juvêncio enfrentou uma batalha no campo jurídico para mantém-se como candidato, enfrentou os desafios, levando sua campanha até o final e correndo risco constantes de indeferimento de sua candidato, resistiu até o fim, apesar de poder substituir seu nome por outro na chapa majoritária de acordo com a lei eleitoral vigente nesta época, mais juvêncio fez a vontade do povo e junto com seus eleitores protagonizaram uma das campanhas mais empolgantes e animadas de todos os tempos.

 Juvêncio Abreu nos três meses de intensa campanha e enfrentando uma forte e implacável oposição, conseguiu andar casa a casa de seus eleitores: do mato verde a Cauã, da Goiana ao Angicos, ele visitou cada munícipe e de acordo com dados consolidados do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, obteve uma expressiva votação de 2.652 votos,ficando em segundo lugar, contra o primeiro colocado, Jurandi Fonteles de Oliveira, que atingiu 2.780 votos e o terceiro candidato José Arimateia Araújo que obteve 78 votos. Assim a diferença do primeiro colocado (Jurandi) para o segundo (Juvêncio) foi apenas de 128 votos de maioria.


        Resultados da votação obtida por Juvêncio nas eleições de 2012





Como percebemos a trajetória de Juvêncio Abreu na política moraujense é repleta de grandes desafios e Juvêncio soube enfrentar sempre com maestria, o que lhe condicionou a se transformar em um dos políticos mais importantes e queridos pelo povo de Moraújo.


Um dos Lugares que Juvêncio Mais Gostava de está: " NO MEIO DO POVO"

Trio Elétrico


O famoso  trio elétrico que esteve presente desde as campanhas politicas de  1991 até a última de 2012. Na campanha de 2012 o trio servia de palaque, pois a justiça eleitoral não permitia carros de som de grande porte tocarem na política. Na primeira campanha de 1987, em que Juvêncio participou, o trio elétrico era na estrutura de um ônibus, mais o que ficou mais famoso e conhecido foi o da foto que apresentada acima.Atualmente esse famoso trio elétrico encontra-se preservado e pode ser considerado um patrimônio de Moraújo por ter feito parte da história política da cidade e de vários eventos culturais e sociais. 

                   Casa em que Juvêncio Residia no inicio dos anos de 1987  

       
Essa era a residência de Juvêncio Abreu em Moraújo no início de sua trajetória política (1987). No ano de 1987 juvêncio se organizava para se candidato a primeira vez a prefeito de Moraújo. Assim veio do Maranhão residi em Moraújo e essa casa era muito frequentada por eleitores e simpatizantes de juvêncio. Destacamos que ao lado desta residência juvêncio instalou um pequeno parque com equipamento,como balanços e pequena roda giratória. A casa de Juvêncio recebia um fluxo muito grande de pessoas, o dia todo e a noite também, desse modo, as crianças se divertia a vontade nesse parque. Juvêncio escolheu essa casa por que a mesma é situada no centro de Moraújo. Além disso, era distribuída para os frequentadores dessa casa: redes, roupas, certas básicas,enfim tudo que a população necessitada e carente daquela época precisava, Juvêncio buscava atender aos seus anseios. Há alguns anos essa casa passou por uma reforma que a modificou bastante, mais a história dessa casa entrou para história.

                                                 
                                          Residência de Juvêncio Abreu (2012)



Essa foi a residência de Juvêncio Abreu nos dias atuais e era casa onde sua mãe "Dona Nenem" ficava quando vinha visitar Moraújo. A casa está Localizada na praça da matriz em Moraújo.

                                                Campanha Política de 2012



Juvêncio Abreu na última passeata a caminho do último comício que foi realizado na praça da matriz. Uma multidão incalculável de pessoas que se concentrou na praça da santinha (entrada da cidade) e adentrou as principais ruas de Moraújo, surpreendendo a todos. Uma demonstração de sua força política e carisma do povo moraujense para com Juvêncio.
                                               

 Após a proclamação dos resultados das eleições municipais, que foram realizadas no dia 7 de Outubro de 2012, Juvêncio Abreu voltou para o Estado do Maranhão para administrar suas empresas. Como sabemos Juvêncio Abreu tinha sérios problemas cardíacos  e já tinha passado por cirurgias anteriormente, que restabeleceu sua saúde, mais os problemas cardíacos persistiam e Juvêncio havia passado por uma intensa campanha política.


Um fato extremante triste aconteceu,Juvêncio Abreu em decorrência dos problemas cardíacos falece e assim a mídia regional e local noticiou: Líder Político: Juvêncio Abreu morre aos 62 anos, Moraújo de Luto: Morre Juvêncio Abreu, Morre o Ex-prefeito de Moraújo por problemas cardíacos e Ex-prefeito de Moraújo, Juvêncio Abreu morre no estado do Maranhão. Foi desta forma que alguns meios de comunicação registraram o falecimento de Juvêncio em que ocorreu na madrugada do dia 7 de fevereiro de 2013.

Somos conhecedores do amor que Juvêncio Abreu tinha para com Moraújo,em atendimento a um pedido pessoal seu e devido ao seu desejo, Juvêncio expressava e queria ser sepultado na terra que sempre amou, Moraújo.Assim foi feito a vontade de Juvêncio e seu corpo foi deslocado do maranhão até Moraújo. Mim recordo o quanto foi triste quando a noite nos deparamos com aquela realidade, juvêncio chega a Moraújo e o carro que o trouxe adentra as principais ruas de Moraújo e a comunidade inerte assistia sem acreditar aquela presente realidade, em cada rua que o carro passava com juvêncio, inúmeras pessoas acompanhava seu deslocamento para a igreja matriz que também contribuiu para sua elevação, Juvêncio foi um homem de muita fé.

Por toda a noite a igreja matriz, local em que o corpo de Juvêncio foi velado recebeu inúmeras pessoas que gostavam e admiravam sua pessoa.No dia seguinte foi realizada celebração de missa de corpo presente, após a missa várias pessoas da família expressaram e agradeceram toda a comunidade moraujense pela estima e amor a pessoa que foi juvêncio por meio de depoimentos(discursos). Por volta das 18 hs foi realizado o sepultamento no cemitério de Moraújo, conhecido como cemitério novo.

Não há palavras para expressar o que a comunidade e todos que gostavam de Juvêncio sentiram naquele dia. O cortejo foi realizado em um carro de bombeiro e toda a comunidade seguiu até o cemitério da cidade. Não há palavras para descrever aquelas imagens "estávamos presenciando aquela mesma comunidade e povo que amava juvêncio e que tanto percorreu em grandes passeatas as ruas de Moraújo conjuntamente com juvêncio, o conduzia agora a seu sepultamento".

Uma cena ficou marcada na memória de todos, ao chegarmos em frente a prefeitura de Moraújo, foi feito uma parada e toda a comunidade rezava unida. Nossa cidade parou e esse foi um dos dias mais tristes da história atual de Moraújo. Juvêncio Abreu vive nos corações de cada moraujense que ele amou, assim seu amor incondicional a nosso povo foi de tal maneira que não temos uma palavra certa para defini-lo. O número de pessoas que acompanhou seu sepultamento foi incalculável, juvêncio foi sepultado no cemitério de Moraújo e no local próximo,ou seja,vizinho ao cemitério foi construído mausoléu, que ter na entrada a seguinte descrição: " JUVÊNCIO VOCÊ É IMORTAL POR SEU AMOR A MORAÚJO"
                                        









" Combati o bom Combate, terminei a minha carreira, guardei a minha fé.
Desde já está reservada a coroa da justiça, que mim dará o Senhor..."  I TIM 4,7-8


                                        
OS FATOS E HISTÓRIAS AQUI NARRADOS REPRESENTAM UM POUCO DE MUITAS OUTRAS HISTÓRIAS QUE JUVÊNCIO CONSTRUIU EM MORAÚJO. 

RELATAR, DESCREVER E ESCREVER UM POUCO DA BIOGRAFIA DESTE GRANDE HOMEM FOI UM GRANDE DESAFIO, POIS PELOS CAMINHOS ONDE PASSOU PLANTOU BOAS SEMENTES.

A HISTÓRIA DE JUVÊNCIO NÃO ACABOU ELA SOBREVIVE NOS CORAÇÕES DAS FAMÍLIAS QUE JUVÊNCIO AJUDOU E SUAS OBRAS E MELHORIAS ESTÃO PRESENTES EM CADA CANTO DE MORAÚJO.

A JUVÊNCIO ABREU NOSSO ETERNO AGRADECIMENTO E RECONHECIMENTO POR TER FEITO MUITO PELO CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE CADA MORAUJENSE.

TERMINAREMOS ESSA HISTÓRIA APRESENTANDO VÁRIOS VIDEOS MOSTRANDO JUVÊNCIO EM UM DOS LOCAIS QUE ELE MAIS GOSTAVA DE ESTÁ: " NO MEIO DO POVO DE MORAÚJO".UM HOMEM QUERIDO E QUE CONQUISTOU DA CRIANÇA AO JOVEM, DO ADULTO AO IDOSO.

OS ´VIDEOS APRESENTAM IMAGENS DA ÚLTIMA CAMPANHA POLÍTICA QUE JUVÊNCIO PARTICIPOU (2012).

VEREMOS UM JUVÊNCIO FELIZ E APESAR DOS DESAFIOS ENFRENTADOS, CONSEGUIU COMANDAR SEU POVO DE CABEÇA ERGUIDA E COM MUITA DIGNIDADE.







                                       Passeata campanha de 2012




Comício Campanha 2012
Realizado dia 02 de outubro (terça-feira)
Praça da matriz







Passeata campanha de 2012
Concentração foi na Praça da Santinha (entrada da cidade)
Seguida de uma passeata ruma ao último Comício na praça da matriz





Comitê do Juvêncio












MAIS FOTOS DE JUVÊNCIO ABREU






















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ato de filiação de Ruan Lima ao PSD reúne apoiadores, lideranças políticas locais e da região (06)

  Ato de Filiação de Ruan Lima,pré-Candidato a Prefeito de Moraújo F oi realizada na noite desde sábado, 06 de abril de 2024, no Monzegão Cl...