domingo, 23 de julho de 2017

HISTÓRIA DO PAÇO MUNICIPAL (AS SEDES DA PREFEITURA DE MORAÚJO)


Atual Paço Municipal de Moraújo-CE




Naquele Histórico dia 29 de Dezembro de 1957, ás quinze (15) horas foi realizada a sessão Histórica de Instalação do Município de Moraújo. O recém criado município de Moraújo, até então Vila não possuía estrutura para abrigar a sede do município. O fato é que diante da articulação, influência e compromisso dos que estavam engajados em prol desta conquista, o sonho se concretizou.

O recém criado município de Moraújo necessitava de uma estrutura mínima para sua fundação e o primeiro passo seria a escolha de um prédio para funcionar a sede da prefeitura. 

A escolha da sede provisoria, consta na ata de instalação do município que ressalta: "Ninguém querendo fazer uso da palavra facultada, falou mais uma vez o presidente da sessão, designando um prédio, sido a Rua Cel. Joaquim Fernando Moreira S/N, ex. residência do falecido que deu nome a rua, para funcionar provisoriamente a prefeitura municipal de Moraújo.

Assim, destacamos que a primeira sede da prefeitura foi a então residência onde morava o sr. Joaquim Fernando Moreira; sendo a mesma residência onde ocorreu a sessão de criação do município de Moraújo.É valido enfatizar que foi usada apenas um parte da residencia para ser a sede da prefeitura, ou seja, a parte do lado que dar acesso ao mercado municipal, onde atualmente é a Rua Manoel Francisco, outrora Rua Joaquim Fernando Moreira.

Provavelmente no ano de 1961 a sede da Prefeitura foi transferida para o prédio onde atualmente funciona a Câmara dos vereadores. Destacamos que esse prédio pertencia ao sr Manoel Benício que vendeu para ser a nova sede da Prefeitura.

Atualmente a Prefeitura de Moraújo está instalada na Avenida Prefeito Raimundo Benício no centro da cidade.

O município de Moraújo foi elevada a categoria de cidade e sede do município mediante diploma legal nº 3.920, de 25 de Novembro de 1957, publicado no diário Oficial de 25 de Novembro de 1957, publicado no diário Oficial de 25 de Novembro de 1957 e em  conformidade com a  lei nº 3.920 de 25 de Novembro de 1957, lei nº 227 de 14 de Janeiro de 1948, em seu paragrafo único do artigo 121, digo, do artigo 21 unificado pela Lei nº 3.283 de 26 de Agosto de 1956.

O município comemora sua emancipação politica no dia 27 de Novembro e em 2017 completará 60 anos de sua emancipação.

                           Primeira sede da Prefeitura de Moraújo (1957/1961)                                        

Segunda Sede da Prefeitura de Moraújo (1961)


Atual sede da Prefeitura de Moraújo (2017)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paróquia de Moraújo celebra Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de 03 a 13 de maio (28)

Alta da igreja matriz de Moraújo   A paróquia de Moraújo iniciará dia 03 de maio, os festejos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conhecid...