terça-feira, 4 de julho de 2017

HISTÓRIA DA ESCOLA DOM BOSCO DE MORAÚJO: A GENITORA DA EDUCAÇÃO DO POVO MORAUJENSE


Primeira Sede da Escola Dom Bosco (Salão do Sr. João Gualberto)
Na história da educação de Moraújo, a escola Dom Bosco pode ser considera a genitora das instituições educacionais de nossa comunidade, funcionou entre o final dos anos 50 e início dos anos 60, sendo que sua sede inicialmente foi estabelecida no salão do sr Joãozinho Gualberto, ao qual residia na residencia ao lado do salão.

Decorridos alguns anos,a sede da escola foi transferida para o histórico salão paroquial e popularmente conhecido como salão da juventude, palco de grandes histórias em nossa comunidade.

Deste modo, em se tratando de instituição de ensino de Moraújo não podemos esquecer desta importante semente outrora plantada, que frutificou e que gerou bons frutos; a ESCOLA DOM BOSCO.

A ESCOLA DO BOSCO nasceu do sonho daqueles que assim como a magnifica professora LÚZIA BENÍCIO, comungavam de um só ideal: educar, letrar e alfabetizar os moraujenses.


A escola naquela época era privilegio para poucos, num entanto a escola Dom Bosco surgiu com uma filosofia primordial, ser essa fonte inesgotável do conhecimento e aberta a todos que almejavam através da educação dias melhores.

As educadoras, como Lúzia Benício, alfabetizou inúmeros moraujenses, deixando um legado inestimável para aqueles que através do letramento puderam sonhar por dias melhores e alcançar seus objetivos.

Na sessão ao qual se constituiu a elevação destas terras a município, a escola Dom Bosco foi presença marcante e a ata daquela histórica sessão, assim registrou: " Contou ainda está sessão com a valiosa presença da Escola Dom Bosco, fardada e portando a bandeira nacional e que aconteceu diversos números de ordem, próprios ao dia; sendo acompanhados nos números musicais pela Banda de música do município de Coreaú". A presença da Escola Dom Bosco a essa sessão solene vem de encontro a sua suma importância para nossa comunidade naquela época.

Deste modo, a história da educação de Moraújo em sua páginas mais especias e importantes estão registradas a esplendorosa ESCOLA DOM BOSCO. Foi uma das sementes mais frutíferas que germinou em nossa comunidade e proliferou nos moraujenses uma das maiores riquezas no ser humano, o conhecimento.
Vista aérea da antiga Escola Dom Bosco em Moraújo
Primeiro Prédio da Escola Dom Bosco (Rua Manoel Francisco)
Primeiro Prédio da Escola Dom Bosco- Centro de Moraújo-CE
Primeiro Prédio da Escola Dom Bosco (Praça Joaquim Fernando)

Educadora Luzia Benício



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paróquia de Moraújo celebra Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de 03 a 13 de maio (28)

Alta da igreja matriz de Moraújo   A paróquia de Moraújo iniciará dia 03 de maio, os festejos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conhecid...