domingo, 25 de dezembro de 2016

RIO MOREIRA: RIQUEZA NATURAL DE MORAÚJO

Riquezas Naturais de nossa Terra: Rio Moreira

O Rio Moreira é um trecho do Rio Coreaú que atravessa o município de Moraújo, recebeu essa denominação popular em homenagem ao sobrenome de uma família tradicional de nossa comunidade, a família Moreira.

Em virtude da liberação de águas do Açude Angicos, o rio Moreira vem recebendo águas que inundam seu leito e transformam a paisagem local.

A população moraujense prestigia bastante o banho de rio, principalmente nos finais de semana. As crianças em sua maioria se divertem. 

O rio Coreaú no trecho que atravessa Moraújo recebe vários denominação populares, sendo: Rio Zara Sá, Rio Pau Ferro, Rio Ingá, Rio Moreira. 

Vale destacar que o Rio Coreaú, no trecho que corta Moraújo é perene devido as águas do Rio Juazeiro, afluente do Rio Coreaú. O Açude Angicos foi construído sobre o leito do Rio Juazeiro no ano de 1998, sendo um dos principais recurso hídrico responsável pelo abastecimento de água de nossa região. Nosso município conta também com o Açude de Várzea da Volta, localizado no distrito de Várzea da Volta.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paróquia de Moraújo celebra Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de 03 a 13 de maio (28)

Alta da igreja matriz de Moraújo   A paróquia de Moraújo iniciará dia 03 de maio, os festejos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conhecid...