sexta-feira, 25 de novembro de 2016

HOMENAGEM AOS 59 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE MORAÚJO.

MORAÚJO: Das Pedrinhas aos dias Atuais
O Município de Moraújo recebeu sua emancipação Política de Coreaú  no dia 27 de Novembro de 1957, quando encontrava-se a frente da Prefeitura de Coreaú, o Moraujense, Vicente Benício de Vasconcelos, cidadão fundamental para realização deste sonho.

O alvorecer de sua emancipação foi marco fundamental para o então distrito de Pedrinhas, outrora um pequeno  povoado constituído por poucas casas e ruas iniciar-se seu desenvolvimento e crescimento.

Uma característica notória e  forte de nosso povo foi sempre a religiosidade e a construção de nossa igreja representou a concretização de sua fé. A construção da igreja matriz é fruto do trabalho árduo de muitos moraujenses de fé e que contribuíram com sua mão de obra transportando água e pedras do rio que está localizado em sua proximidade, para edificação de nossa igreja. Outrora um sonho sonhado e semeado com o advento da primitiva capela construída em 1850  e em 2009 a concretização, realização e o alvorecer da semente então germinada, hoje somos Paróquia, nosso maior orgulho.

Talentosos, criativos e inovadores, são qualidades de nossa gente que com muita determinação e perseverança faz crescer dentro de cada um a magnitude de cultivar o amor por essa terra. 

Com sua emancipação nossa terra ganhou maior visibilidade e  seu povo buscou criar uma identidade própria , somos agora uma cidade, somos MORAÚJO. Nome escolhido em homenagem as famílias Moreira e Araújo, assim a palavra Moraújo, foi gestada da junção dos nomes desta duas famílias ilustres.

Muitos Moraujenses ilustres a governaram, iniciamos interinamente, ou seja, provisoriamente  com  Francisco Lourenço da Cunha, em seguida elegemos nosso primeiro Prefeito eleito democraticamente em eleições diretas, o sr. Raimundo Manoel de Araújo, logo em seguida foi eleito, Francisco Moreira de Araújo (Seu Boquinho), Carlos Benício de Vasconcelos, Francisco Carvalho de Aguiar ( Chico Tibúrcio), José Benício de Vasconcelos, Raimundo Moreira de Albuquerque (Raimundo Lúcio), Raimundo Benício de Vasconcelos, Vicente Benício de Vasconcelos Júnior ( Júnior Benício) e posteriormente, José Juvêncio de Abreu,Francisco Odernes de Vasconcelos, Francisco Fídias Carvalho e Fotenele, Jurandi Fonteles de Oliveira e nas eleições de 2016 foi eleito Carlos Àquila Cunha de Queiroz.

Uma cidade culturalmente rica, nossa gente possui habilidades e competências tanto na cultura como no esporte.Encontramos muitos talentos musicais e culturais.Nos destacamos em várias manifestações culturais: Festivais de quadrilhas (o Manguerá), muito orgulho nos dar, A encenação da paixão de Cristo abrilhanta nossa comunidade, de uma riqueza cultural inestimável, nossa Banda de Música representa um bem precioso em nossa cultura.

As águas que te banhas MORAÚJO, são águas abençoadas que atravessas seus solos e faz desta terra um manancial de muitas bençãos; és tu Rio Coreaú, és tu Rio Juazeiro, és tu Rio Pau Ferro, és tu Rio dos Araças, és tu Rio da Ingá ou Rio Moreira que fazes esta terra florescer. Quem te perenizou fez um sonho acontecer, um rio sempre vivo que faz nossa povo reviver.

Hoje 27 de Novembro estamos todos felizes e convocados para sempre lutarmos pelos crescimento e desenvolvimento desta terra, assim hoje e sempre será um momento para nos unirmos em prol do fortalecimento e engradecimento de nosso querido Moraújo.

Que Deus em sua infinidade bondade a preserve sempre em caminhos virtuosos e que seu povo seja sempre um instrumento das mãos de Deus.

Parabéns a Todos os Moraujenses pelo 59º aniversário de sua Terra, nosso querido e abençoado MORAÚJO.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

PSB Moraújo promove encontro da Juventude (26)

Moreira Júnior e Jurandi Fonteles,respectivamente pré-candidato a Prefeito e vice-prefeito nas eleições municipais de 2024 O Partido Sociali...