domingo, 21 de fevereiro de 2016

HISTÓRIAS DE NOSSA GENTE: Várzea Grande (Coreaú) e Pedrinhas (Moraújo): Primórdio de uma rivalidade

HISTÓRIA BASEADA NA ORALIDADE: Primórdio de uma rivalidade


Essa História é baseada na Oralidade, ou seja, história contada, que se perpetuou ao longo da história, passando de geração a geração, deste modo, os fatos narrados posteriormente não podem serem comprovados, pois são apenas relatos de pessoas que tomaram conhecimento desta história e repassaram a seus descendentes. Assim essa história para muitas pessoas representa a origem da pequena rivalidade outrora existente entre as duas cidades: Coreaú e Moraújo.

Conta a História que um rico e importante fazendeiro residente da então fazenda de Várzea grande, atual Coreaú, povoado vinculado a cidade de Granja, costumava frequentar as celebrações das missas no povoado do então povoado de pedrinhas, hoje Moraújo e que por volta do ano de (1865?), precisamente no mês de Dezembro, época dos festejos, decidiu vim a missa em Moraújo, juntamente com um grande número de pessoas advindas de Coreaú e que ao adentarem a igreja a mesma já se encontrava completamente lotada,sendo que o fazendeiro, juntamente com sua comitiva estavam cansados da viagem, pois vieram precisamente a cavalos.

 Assim não sabemos ao certo o motivo da ocorrência de um impasse entre essa gente e aos que na igreja já se encontravam, sabemos que os mesmos ficaram revoltados e irritados, saindo da igreja no mesmo instante, retornando a várzea grande (Coreaú) e nunca mais retornaram a esse templo religioso. Em virtude de várzea Grande,atual Coreaú não possuir nesta época uma igreja as pessoas frequentavam a igreja de Moraújo, que teve sua origem por volta de 1850 (capela primitiva).

Vale destacar que após esse episódio construíram uma capela em Coreaú e mandaram celebrar missa quatro anos depois e em Moraújo já havia sido celebrada missa quatro anos antes que Coreaú.Para muitos essa história representou a origem de uma pequena rivalidade existente entre as duas cidades.

Atualmente o que  constatamos é uma história de integração e intercâmbio  entre as duas cidade que são coirmãs, pois Moraújo pertenceu a Coreaú na qualidade de distrito até o ano de 1957 quando foi elevada a categoria de município. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paróquia de Moraújo celebra Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de 03 a 13 de maio (28)

Alta da igreja matriz de Moraújo   A paróquia de Moraújo iniciará dia 03 de maio, os festejos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conhecid...