quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

HISTÓRIA DA IGREJA CATÓLICA DE MORAÚJO: Origem da capela aos dias atuais

História da Origem da igreja Católica de Moraújo: da capela á elevação a paróquia
ORIGEM DA PRIMITIVA IGREJA DE MORAÚJO
"No ano de 1850, Francisco Guilherme dos reis) e sua esposa Dona Maria Coutinho de Alcântara doaram terras para a construção de uma capela em um "Arraial" próximo á cidade de Palma (hoje Coreaú).Neste mesmo ano foi construída a referida capela.
O povo e os vigários que por lá passaram conseguiram realizar grandes melhoramentos na dita capela, até ela se transformar num razoável templo.
Moraújo apesar de ser a sede do município ainda não é paróquia, continuando como capela filial da paróquia de Coreaú. È assistida religiosamente pelo vigário desta freguesia".

HISTÓRIA ATUAL DE NOSSA IGREJA
No ano de 2009 a capela de Moraújo que pertencia a paróquia de Coreaú, foi elevada a categoria de paróquia e teve como primeiro pároco João Jesuíno Marques que atualmente preside a paróquia de Moraújo.
A missão dada a Pe. Jesuíno foi transformar a antão capela em uma estrutura paroquial. Assim Pe. Jesuíno estabeleceu sua plataforma de trabalho desenvolvendo diversos trabalhos pastorais,visitando todas as comunidades e capelas.
Foi criado vários grupos pastorais, como: pastoral do dízimo, pastoral da juventude, Grupo de casais, grupos do Terço, dentre outros de fundamental importância para evangelização e integração de toda a comunidade.
As capelas e o templo central "igreja matriz" passaram por grandes reformas e melhorias. Além disso, a igreja matriz recebeu melhoria, como a aquisição de novos bancos. Assim o trabalho harmônico e exitoso tem sido desenvolvido em todas capelas da paróquia.Como tão bem destacou o Bispo da diocese de sobral em visita a paróquia de Moraújo em outubro de 2015 " A paróquia de Moraújo é uma paróquia de presente e de Futuro". afirmando deste modo os progressos e avanços realizados por todos e sobre a liderança de nosso pároco padre João Jesuíno Marques.
A paróquia de Moraújo foi fundada recentemente, pois irá completar 8 anos apenas de sua fundação, mais já conta com um histórico de prosperidade e assim esperamos que nossa paróquia continue sendo uma igreja harmônica, unida em prol de toda a comunidade e realizando sua missão evangelizadora.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paróquia de Moraújo celebra Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de 03 a 13 de maio (28)

Alta da igreja matriz de Moraújo   A paróquia de Moraújo iniciará dia 03 de maio, os festejos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conhecid...