terça-feira, 29 de dezembro de 2015

RETROSPECTIVA MORAUJENSE 2015: Principais acontecimentos que foram notícias




O ano de 2015 em nosso município pode ser considerado um ano tranquilo e que com acontecimentos previsto dentro do calendário de eventos do Município. Assim tivemos acontecimentos importantes no campo da religião, alguns eventos na área do esporte e no campo político está tranquilo, pois 2016 é ano de eleições municipais e a cidade fica mais movimentada. Deste modo destacaremos alguns fatos e eventos que consideramos mais relevantes e de interesse de nossa comunidade.

                      Festa Religiosa de nossa Senhora do Perpetuo Socorro


No mês de Maio destacamos os Festejos religiosos de nossa senhora do perpetuo do Socorro.  Os festejos acontecem de 03 a 13 de Maio na igreja matriz e vale ressaltar que esse festejos continuam sendo organizado pela Família Benício a muitos anos, bem como as despesas geradas para manutenção dos festejos, pois a mesma é devota de Nossa Senhora do perpetuo do Socorro e iniciou essa devoção, sendo uma Família de muita fé e religiosa.Os festejos do mês de Maio, continuam sendo uma das festa religiosas mais prestigiada de nossa comunidade.

                                Reforma da Quadra de Esporte de Moraújo


No meses de Junho e Julho podemos destacar a reforma da mais importante e tradicional quadra poliesportiva de Moraújo. Esse equipamento de esportes é muito importante para comunidade e nele é e já foi realizados muitos eventos culturais e sociais de nossa comunidade. Ao Governo Municipal o nosso reconhecimento em atender a solicitação de toda a comunidade.Após a entrega da quadra reformada já foram realizados muitos eventos como: Jogos estudantis das escolas municipais, Festa em comemoração aos 40 anos da escola Huet Arruda, Torneio de Futsal, dentre outros eventos. Desse modo a quadra voltou a ser palco de grandes eventos culturais da comunidade e está sendo novamente bastante frequentada por toda a comunidade moraujense.

Seminário sobre a carta do papa Francisco é realizado  nas comunidades de Moraújo em parceria entre Paróquia de Moraújo e o Sindrual ( Sindicato Rural de Moraújo)


Os seminários sobre a carta do papa Francisco está sendo promovido pela Paroquia de Nossa Senhora da Conceição de Moraújo, conjuntamente com O sindicato rural de Moraújo.A realização destes eventos nas comunidades tem como principal objetivo alertar as populações sobre as questões voltadas para a crise ambiental. esse eventos teve inicio no mês de Agosto e o último foi promovido no mês de Novembro. As localidades, povoados e distritos de Moraújo que receberam esse evento foram: várzea da volta, Novo Horizonte, Boa esperança, Mato verde e Goiana.

 Visita do Bispo da diocese de Sobral a Nossa comunidade: Dom Vasconcelos


                                   BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR!

O novo Bispo da Diocese de Sobral, Dom José  Luiz Gomes de Vasconcelos, 52 anos, realizou no dia 2 de Outubro visita Pastoral a nossa comunidade. O novo Bispo de Sobral foi recepcionado por toda a comunidade, pároco da paroquia e demais autoridades na entrada da cidade, seguindo para praça da igreja matriz onde foi celebrada uma missa. Na cerimônia Dom Vasconcelos destaca em suas palavras que " a paróquia de Moraújo é uma paróquia com presente e de futuro", destacando assim que nossa paroquia está realizando um excelente trabalho sobre a orientação do pároco padre João Jesuíno Marques, que é nosso 1º pároco de nossa paroquia.

                Comemoração dos 40 anos de Fundação da Escola da Huet Arruda


O núcleo gestor, sobre a orientação do Atual diretor da Escola de ensino médio Huet Arruda: Heder Moreira realizaram na quadra de esporte de Moraújo uma grande festa cultural em comemoração aos 40 anos da escola Huet Arruda, a referida escola foi fundada no ano de 1975 e é a principal instituição educacional do município atualmente.A escola tem uma grande e importante história na formação dos cidadãos de nossa comunidade. Com um lema " Huet Arruda, 40 anos servindo a comunidade" a instituição é fundamental para educar, formar e transformar a vida daqueles que acreditam na transformação da sociedade através da educação.

                                               Emancipação política de Moraújo



Dia 27 de novembro de 1957, foi neste dia que Moraújo recebeu sua emancipação até então distrito de Coreaú. A cidade de Moraújo completou neste ano de 2015, 58 anos de emancipação politíca.

                                              Torneio de futsal de Moraújo


Nos dias 18,19 e 20 de Dezembro foi realizado pela liga esportiva Moraujense um troneio de futsal. O evento foi realizado na quadra de esporte de Moraújo e contou com a participação de quatro equipe de Moraújo e vários times dos municípios vizinhos: Uruoca, Martinópolis e Meruoca. Os times de Moraújo foram todos eliminados e a equipe de Coreaú jogos a final contra a equipe de Campanário distrito de Uruoca, no confronto final a equipe de Coreaú, venceu de 5 a 3 a equipe de Campanário. O torneio foi muito organizado e tem como presidente da liga esportiva moraujense atualmente Abílio. Em todos os dias dos jogos a quadra foi bastante frequentadas pela comunidade que prestigiou todos os jogos.

 Tradicional Cavalgada de Moraújo

No dia 28 de Dezembro é realizada uma grande cavalgada que já é tradição sua realização justamente no dia da abertura dos festejos da padroeira. A participação de inúmeros cavalheiros e amazonas é grande e abrilhanta a abertura da festa de nossa paróquia todos os anos.

    Formaturas dos estudantes das escolas municipais e estadual de Moraújo


O mês de Dezembro é marcado pelas tradicionais festa de colação de grau dos estudantes das escolas municipais que concluem o 9º ano que representa a finalização do ensino fundamental e dos alunos que concluem o ensino médio. Essas tradicionais festas são realizadas em sua maioria na tradicional clube de festas e eventos de Moraújo, a tradicional: Kabana Club de Moraújo.
                                   
                                 Festejo de Nossa Senhora da Conceição


O mês de Dezembro é realizado a festa de nossa padroeira, nossa senhora da Conceição. Um evento de muita oração e fé em que toda a comunidade se reúne para celebrar as graças e bençãos  alcançadas no decorrer de todo o ano. Os festejos é realizado de 28 a 8 de Dezembro, sendo que as celebrações são realizadas na praça da matriz. 
                                  
                                  Missa da solenidade do natal do senhor


O dia 24 para o dia 25 de Dezembro é marcado por uma importante celebração que é a missa do natal, um momento de muita fé e agradecimento a Deus pela vida, saúde e paz.
                                                      
                                                               FELIZ ANO NOVO 


Apresentamos assim alguns dos eventos e acontecimentos realizados em nossa comunidade no ano de 2015. Desejamos a todos um feliz ano novo e boas festas. seja bem vindo 2016.

              RETROSPECTIVA MORAUJENSE 2015 EM VÍDEO, CURTA E ASSISTA!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paróquia de Moraújo celebra Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de 03 a 13 de maio (28)

Alta da igreja matriz de Moraújo   A paróquia de Moraújo iniciará dia 03 de maio, os festejos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conhecid...