domingo, 20 de dezembro de 2015

PERSONALIDADES DE HONRA DE MORAÚJO: Vicente Benício de Vasconcelos




MORAUJENSES ILUSTRES


                                              Vicente Benício de Vasconcelos


Iniciamos essa série denominada de PERSONALIDADES DE HONRA DE MORAÚJO, com objetivo de apresentar os principais moraujenses que contribuíram para o desenvolvimento e crescimento de nossa terra,deste modo mostraremos um pouco da biografia e história de moraujenses ilustres que são historicamente importantes para a história de MORAÚJO.

Apresentamos Vicente Benício de Vasconcelos, nascido em 20 de maio de 1923, entrou para história de nossa cidade como um cidadão fundamental para emancipação política  de Moraújo, devido a sua grande influência política na região nesta época. Foi prefeito de Coreaú por três vezes,sua notória influência política exercida naquele época o fez realizar um sonho que foi a emancipação do distrito de pedrinhas que pertencia a Coreaú, assim em 27 de novembro de 1957, o distrito de pedrinhas é elevado a categoria de município, tendo por nome oficial MORAÚJO, junção dos nomes das famílias Moreira e Araújo.




Com a emancipação política de Moraújo, Vicente Benício iniciou uma trajetória politica exitosa em nossa cidade, assim através de seu poder e influência política conduziu os destinos políticos de nossa cidade por mais de 40 anos. Apesar de sua importância para política em toda a região e em nossa cidade, vicente Benício não foi prefeito de Moraújo, mais contribuiu e influenciou para eleger os que governavam nossa cidade.  Seu filho Vicente Benício Vasconcelos Júnior governou nosso município, sendo um dos últimos representantes do grupo político a administrar Moraújo.

 O domínio político do grupo liderado por Vicente Benício é rompido quando nas eleições do sucessor do então prefeito conhecido como Júnior Benício é derrotado nas eleições tendo como candidato a prefeito:Francisco Odernes de Vasconcelos e a vice-prefeito Raimundo Lúcio, derrotado pela chapa oposicionista e vencedora liderada por José Juvêncio de Abreu a prefeito e tendo como vice-prefeito José Teodoro Aguiar Filho (Zé Aguiar). A retomada do poder pelo grupo de Vicente Benicío ocorre longo nas eleições seguintes ao qual teve como vencedor o candidato a prefeito novamente e agora eleito por uma expressiva votação: Francisco Odernes e vice-prefeito Francisco Fídias. Assim Francisco Odernes foi o último prefeito do grupo político liderado pela família Benício.

O grupo politico liderado por Vicente Benício exerceu influencia politica em Coreaú, Moraújo e também em Barroquinha. Deste modo, Vicente Benício de Vasconcelos contribuiu muito para a história de Moraújo.


Além de político, Vicente Benício foi agropecuarista e comerciante, casado com Angelita Benício e tem como filhos: Júnior Benício, Márcio Benício e Reginaldo Benício. Um homem de muita fé e devoto de nossa senhora do perpetuo socorro, condicionou  toda a família Benício a promover em nossa cidade uma festividade religiosa em honra e homenagem a nossa senhora do perpetuo socorro, sendo promovido todo ano no mês de maio, entre os dias 03 a 13.



Uma história de sucesso e de muitas conquistas que nos fazem realizar essa homenagem a esse cidadão de notória importância para a história de Moraújo. Vicente Benício contribui significativamente para o crescimento e desenvolvimento de nossa terra em todas as áreas como constatamos ao longo de sua história de vida. Um cidadão que sempre amou e honrou o nome de Moraújo. Faleceu em 04 de setembro de 2004, aos 81 anos e se estivesse entre nós estaria com 92 anos atualmente. 

A vicente Benício nossos agradecimentos pela valorização de nosso Moraújo, nosso reconhecimento de todos os moraujenses. Por isso Vicente Benício de Vasconcelos é uma personalidade de honra de Moraújo.


Fonte de Pesquisa:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mora%C3%BAjo
http://www.moraujo.ce.gov.br/historico.html
http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/ceara/moraujo.pdf


6 comentários:

  1. Agradeço ao moraujonoticias.blogspot.com.br a linda e reconhecida homenagem ao meu pai VICENTE Benício de vasconcelos .Reginaldo Benício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado e agradeço por está prestigiando nosso blog. Vicente Benicio foi um grande cidadão e nada mais justo do que o reconhecimento.

      Excluir
  2. Não tive o prazer de conhecer meu avô mais já escutei várias histórias sobre ele e sei o tanto que ele gosta de moraujo. Adorei ver esta linda homenagem. José Vicente Aguiar benicio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, agradeço por está gostando do nosso blog, Vicente Benício ajudou muitas familias moraujenses, foi um homem de bem e que fez muito bem a moraújo.

      Excluir
  3. Merecida homenagem! Homem forte, inteligente, competente, cuja conduta só nos orgulha. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  4. entao quais fora, os prefeitos de Moraújo?

    ResponderExcluir

Paróquia de Moraújo celebra Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de 03 a 13 de maio (28)

Alta da igreja matriz de Moraújo   A paróquia de Moraújo iniciará dia 03 de maio, os festejos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conhecid...