sexta-feira, 5 de maio de 2017

HISTÓRIA DA CAVALGADA DE MORAÚJO



A cavalgada de Moraújo teve sua 1º edição realizada no dia 19 de Abril de 2014, ganhando notoriedade e importância diante de toda a comunidade moraujense, o evento foi um sucesso, o que o condicionou a realizar no ano seguinte sua 2º edição.
A cada ano a cavalgada ganha mais adeptos e participantes,sendo que a sua 3º Edição foi realizado dia 26 de Março de 2016 ( Sábado). O evento é destinado principalmente para os Cavaleiros, amazonas, simpatizantes e demais pessoas que valorizam e preservam a cultura nordestina por meio das cavalgadas.

A cavalgada de Moraújo se consolidou como um dos eventos culturais de Moraújo por promover a valorização da cultura regional/local, preservação das riquezas naturais de nossa região e promoção da integração entre todos os vaqueiros da região.

O reconhecimento oficialmente da Cavalgada Vale do Coreaú, como evento cultural de Moraújo mediante Lei Municipal ocorreu no dia 21 de Março de 2015,sendo aprovada a referida lei sob o nº 440/2015, por unanimidade pelos vereadores que representam o poder legislativo em Moraújo e sancionada pelo Ex. prefeito de Moraújo, Jurandi Fonteles de Oliveira no dia 16 de Abril de 2015.
O processo de reconhecimento da cavalgada vale do Coreaú como evento cultural, objetivando inserir-la no calendário Festivo de Moraújo, foi de iniciativa de Antonio Dori Edson de Sousa que mediante requerimento solicitou ao poder legislativo municipal a aprovação desta importante lei.
As margens do Rio Coreaú em Moraújo os cavaleiros e amazonas de toda a região se concentram e em seguida adentram as principais ruas de nossa comunidade visando demostrar para todos a importância desta cultura e sua valorização.Neste ano de 2017,a cavalgada realizará sua 4º Edição e promete continuar sendo um evento organizado e de excelente qualidade.
Em nosso município a cultura das cavalgadas vem se mantendo viva, através dos cidadãos, as quais é valido destacar: Chico Lau Velho, Chico Lau Novo, Quinca Neco, Munidico Lúcio, Josa Fernandes, Carleone, Chico Secundo, Nicolau, Nunes Oliveira, Afonso Sambaiba, Antonio Neto, Cosmo Julião, Luiz Gonzaga, Frenando Lau, Nidoval Albuquerque, Segundo, Roberto do Aldair, Zezinho Eutaque, Agostinho Freire, Arimateia, Azevedo, Dori Edson, dentre outros de fundamental importância para preservação de nossa cultura e tradições.
Como sabemos as cavalgadas são consideradas uma tradição em nossa região por representar nossa cultura e por preservar os costumes/tradições de nossa gente.A todos que contribuem direta ou indiretamente pela promoção deste importante evento cultural o nossa reconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paróquia de Moraújo celebra Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de 03 a 13 de maio (28)

Alta da igreja matriz de Moraújo   A paróquia de Moraújo iniciará dia 03 de maio, os festejos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conhecid...