sábado, 27 de fevereiro de 2016

ATA DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO MUNICÍPIO DE MORAÚJO


    INTEGRA DA ATA DE FUNDAÇÃO DO MUNICÍPIO DE MORAÚJO

               
Ata da Sessão de Instalação do Município de Moraujo

         Aos Vinte e nove (29) dias do mês de Dezembro do ano de mil novecentos e cinquenta e Sete (1957), nesta até então Vila de Moraújo do município de Coreaú, estado do Ceará; Hoje elevada á categoria de Cidade e sede do município de Moraújo, consoante diploma legal nº 3.920, de 25 de Novembro de 1957, publicado no diário Oficial de 25 de Novembro de 1957, às quinze (15) horas, no Salão nobre do Prédio onde deverá funcionar a Prefeitura Municipal do neo-município, onde se achavam o cidadão Vicente Benício de Vasconcelos, prefeito de Coreaú, que na conformidade da lei nº 3.920 de 25 de Novembro de 1957, lei nº 227 de 14 de Janeiro de 1948, em seu paragrafo único do artigo 121, digo, do artigo 21 unificado pela Lei nº 3.283 de 26 de Agosto de 1956, presidente da sessão a declarou aberta, chamando para compor a mesa: reverendo Pe. Benedito Francisco Albuquerque, vigário da paróquia de Coreaú, Sr. Vilebaldo Aguiar, diretor secretário da Assembleia do estado do Ceará, Sr. Antônio Teles Dourado, presidente do partido Social Progressista de Coreaú, Professor João Bezerra de carvalho, secretario da Prefeitura Municipal de Coreaú.; Sr Euclides Pinto da Frota, presidente da Câmara Municipal de Coreaú, Professor Ataliba Araújo Mora, Diretor do educandário Nossa senhora da Piedade de Coreaú, professor José Ribeiro de Freitas, Escrivão da coletoria Federal de Coreaú, sr Francisco de Queiroz Teles, escrivão Público do segundo cartório de Coreaú, Srs. José Benício de Vasconcelos e Francisco Benício de Vasconcelos, comerciantes em Moraújo e Coreaú, respectivamente, em seguida convidou o Sr. Donizete Fernando Moreira para servir de Secretário na presente solenidade.

        Após haver breve explanação em torna da finalidade da sessão, declarou instalado o sr. Presidente o município de Moraújo, criado pela Lei nº 3.920 de 25 de novembro de 1957 em curso, nesta oportunidade congratulou-se com o povo moraujense pela sua emancipação política, ressaltando que sua vida pública constituiu um de seus ideais por que mais se lutou pela concretização dessa iniciativa.

        Seguiu-se coma palavra o Sr. Donizete Fernando Moreira que em nome de todos os conterrâneos agradecemos srs. Vicente Benício de Vasconcelos e Manoel Vilebaldo Aguiar os seus esforços em prol a criação do município de Moraújo e ressaltando a magnitude do acontecimento a se prende esta sessão, conclamou os filhos de Moraújo a sempre lutarem com coragem e boa vontade pelo seu desenvolvimento político, econômico e social. Estendeu ainda, o orador os seus agradecimentos a todos as pessoas presentes, de nomes reconhecidos e anônimos, que concorreram direta ou indiretamente para promulgação da Lei nº 3.920, frizando ainda que esta lei, que criou o município de Moraújo, teve aprovação da mesma a totalidade dos deputados estaduais.

Ato contínuo usou da palavra o sr. Vilebaldo Frota Aguiar, proferindo curta mas elegante impressão, na qual apresentou suas congratulações aos filhos do novo município e os seus votos de felicidade e progresso no futuro.
Fizeram uso da palavras os srs. João Bezerra de Carvalho e Francisco de Queiroz Teles, ambos congratulando-se com o povo moraujense efeméride do dia.
Contou ainda está sessão com a valiosa presença da Escola Dom Bosco, fardada e portando a bandeira nacional e que aconteceu diversos números de ordem, próprios ao dia; sendo acompanhados nos números musicais pela Banda de música do município de Coreaú.

Verificou-se durante todo o desenrolar da solenidade grande entusiasmo e civismo, por parte do povo que aclamou com estrondosa salva de palmas as palavras do Sr. Presidente, como o de todos os oradores.

Ninguém querendo fazer uso da palavra facultada, falou mais uma vez o presidente da sessão, designando um prédio, sido a Rua Cel. Joaquim Fernando Moreira S/N, ex. residência do falecido que deu nome a rua, para funcionar provisoriamente a prefeitura municipal de Moraújo. E dizendo mais uma vez da sua alegria, como de todos os presentes, pelo grande acontecimento, que motivou está solenidade, deu o Sr. Presidente por encerrada está sessão.

Nada mais havendo para tratar, e para constar mandou o presidente da sessão que fosse lavrada a seguinte Ata, por mim Donizete Fernando Moreira, secretário da sessão. E lida está e achada conforme, vai assinada pelos presentes; após o que serão extraídas cópias autenticadas afim de serem enviadas á secretaria dos negócios do interior e Justiça, ao conselho de Assistência Técnica aos municípios; ao instituto de Estatística e Geografia; ao Tribunal Regional Eleitoral; ao Tribunal de Justiça, a diretória das Rendas Internas do ministério da fazenda, e á delegacia do Tesouro Nacional, no Ceará. E eu, Donizete Fernando Moreira, de acordo com a designação supra a escrever:


Donizete Fernando Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paróquia de Moraújo celebra Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de 03 a 13 de maio (28)

Alta da igreja matriz de Moraújo   A paróquia de Moraújo iniciará dia 03 de maio, os festejos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conhecid...