quinta-feira, 18 de abril de 2019

JOVEM MORAUJENSE É DESTAQUE EM MARATONA DE NAZÁRIA-PIAUÍ

Alison Sampaio

O jovem moraujense, ALISON SAMPAIO foi destaque na maratona do município de Nazária estado do Piauí,realizada,sábado 13 de abril ao conquistar a 10ª colocação classificação na geral. 
O evento denominado de Desafio 42k de Nazária Trail Run é uma maratona que abrange em seu percurso vários obstáculos,como: escadaria, travessia de riachos e trechos com lamas e pedras.
O resultado foi bastante significativo para o jovem atleta, pois é a primeira grande maratona que o mesmo participa e conquista um excelente resultado.
O atletismo vem se popularizando em nosso município e o jovem ,Alison Sampaio é um das promessas desta modalidade esportiva.
Ao jovem atleta, ALISON SAMPAIO os nossos cumprimentos pela conquista e estamos na torcida por muitas outras que virão.

quarta-feira, 17 de abril de 2019

DA SÉRIE:LIDERANÇAS DE MORAÚJO:APRESENTAMOS:CARLOS ÁQUILA




Carlos Áquila Cunha de Queiroz, moraujense, nascido aos quinze dias do mês de janeiro do ano de mil novecentos e oitenta e oito. Filho de Carlos Alberto de Queiroz,escritor,poeta e servidor público estadual aposentado e de Maria de Jesus Cunha, técnica em enfermagem,servidora pública municipal. Casado com Rosilene Lima.

Eleito com 55%68 dos votos validos nas eleições municipais do ano de 2016 ,o jovem Carlos Áquila foi eleito prefeito de Moraújo aos 28 anos, escolhido por Jurandi Fonteles como seu sucessor. 

Na época, Jurandi Fonteles exercia seu segundo mandato como prefeito de Moraújo e decidiu candidatar seu sobrinho para dar continuidade com seu projeto político em Moraújo.

Surgia assim, no cenário político moraujense, uma nova liderança,com a responsabilidade de prosseguir com o legado de seu tio e padrinho político, Jurandi Fonteles.

Assumiu a prefeitura de Moraújo em 1º de janeiro do ano de 2017, seu mandato está em curso,com pouco mais de dois anos de gestão e  tem como uma das principais obras de sua gestão a construção da ponte sobre o rio Coreaú que está em curso.  

Com uma gestão pautada na descentralização e no resgate das principais eventos culturais do município, Carlos Áquila busca conduzir o município autonomia e eficiência administrativa.

Como uma das principais lideranças da situação, o nome de Carlos Áquila cresce perante as demais lideranças para concorrer a reeleição em 2020. Destacamos também que o atual gestor é bem avaliado pela comunidade moraujense por sua gestão.


DA SÉRIE:LIDERANÇAS DE MORAÚJO:APRESENTAMOS: MOREIRA JÚNIOR.





José Maria Moreira Júnior, o Moreira Júnior ou simplesmente Moreirão, nasceu aos quinze dias do mês de Maio do ano de mil e novecentos e oitenta e oito. Moraujense,Um dos três filhos de José Maria Moreira, servidor aposentado da CAGECE, agencia Moraújo e da Professora Luzieda. Casado com Bárbara Melo Moreira.
Iniciou sua carreira politica nas eleições municipais de 2016, sendo um dos candidatos a vereador mais votado do município com 520 votos.

As eleições municipais pode ser considerado um marco importante para a carreira do jovem político Moreira Júnior. Foi a partir desta eleição que Moreira se projeta no cenário político moraujense como um dos principais líderes.
Com carisma, humildade, simpatia e dinamismo, Moreira Júnior se firma atualmente como principal nome na oposição,uma liderança construída por sua atuação principalmente em áreas como Saúde, Assistência Social e Esporte.
Atualmente exerce o cargo de vereador de Moraújo em primeiro mandato, sendo considerado um dos parlamentares mais atuantes na defesa de projetos que visem a melhoria da qualidade de vida do povo moraujense.

domingo, 14 de abril de 2019

PREFEITURA DE MORAÚJO INICIA SINALIZAÇÃO DE RUAS E AVENIDAS


A prefeitura de Moraújo iniciou nesta semana(08 á 12 de abril), o trabalho de sinalização das ruas e avenidas.As placas de sinalização estão sendo instaladas nas principais vias da sede do município.O trabalho visa a educação no transito e prevenção de acidentes.

VEREADORA ANA SARA BENÍCIO SOLICITA A REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO EM MORAÚJO


A vereadora ANA SARA BENÍCIO definidamente defende as bandeiras e causas que afligem a comunidade moraujense. Depois de lutar pela aprovação de uma lei municipal que torna obrigatório o transporte escolar universitário, a incansável e nobre parlamentar agora luta pela realização de um novo concurso público em Moraújo para contratação em regime efetivo.
A vereadora mais votada nas eleições de 2016, hoje é destaque por sua atuação e luta em prol de projetos que visem a melhoria da qualidade de vida do povo moraujense.
Na última sessão do legislativo, realizada na tarde deste sábado, 13 de abril, a vereadora conversou com nossa reportagem e afirmou o seu compromisso para que o município de Moraújo realize um novo concurso público.

DA SÉRIE: LIDERANÇAS DE MORAÚJO: JURANDI FONTELES






Jurandi Fonteles de Oliveira, nasceu no dia quatorze de junho de mil e novecentos e sessenta e três, Moraujense, um dos treze filhos de Joaquim Oliveira de Queiroz e Francisca Terezinha de Queiroz. 

Casado e pai de quatro filhos; frutos do primeiro matrimônio,as filhas: Paloma e Priscila, sendo casado com Farlúcia Cristino, ao qual possui dois filhos, Viviane e Salomão.

Em busca de um futuro vindouro, transferiu-se para o estado do Maranhão, ao qual se tornara empresário e levando consigo o sonho de outrora se tornar gestor deste Município.
O ingresso na vida pública se concretiza em meados dos anos 2000, precisamente no ano de 2004, quando se torna candidato pela primeira vez a prefeito de Moraújo, porém não obtendo êxito.
Esse resultado foi apenas um dos condicionantes para que com persistência e perseverança, retornasse nas eleições municipais de 2008, na condição de candidato a prefeito novamente.
Assim se fez, Jurandi Fonteles de Oliveira é eleito Prefeito de Moraújo em 2008, para exercer seu primeiro mandato. Impulsionado pelas conquistas efetivadas no primeiro mandato, a qual o legitimou a ser novamente candidato a Prefeito nas eleições de 2012, sendo, portanto reeleito.
A política requer habilidade e liderança, sabe com maestria semear neste campo boas sementes e diante desta nova empreitada, a obtenção de êxito foi apenas uma consequência positiva.
No ano de 2012 é reeleito novamente Prefeito de Moraújo para exercer seu segundo mandato, que teve inicio em 1º de janeiro de 2012 e encerrou-se em 31 de Dezembro do ano de 2016. 
Consolidou-se como principal liderança ao ser eleito e reeleito prefeito de Moraújo,ademais conseguiu eleger seu sucessor,seu sobrinho Carlos  Áquila Cunha de Queiroz que foi eleito nas eleições municipais de 2016.
Na qualidade de principal liderança Moraujense na atualidade, Jurandi Fonteles almeja novamente ser gestor deste município, trilhar desafios e construir novos caminhos é um dos lemas de Jurandi Fonteles de Oliveira.



domingo, 7 de abril de 2019

POR INICIATIVA E RECURSOS PRÓPRIOS, JOVENS MORAUJENSES CONSTROEM CAMPO DE FUTEVÔLEI NA ARENA BEIRA RIO-MORAÚJO-CE




"A União Faz A Força?" Eis aí, a resposta! Ações Inovadoras Merecem serem Vistas e elas surgem da união e da força de vontade de juntos pensar,sonhar e realizar. 
Assim, fizeram um grupo de jovens de Moraújo, que por iniciativa e recursos próprios concretizaram na manhã, deste domingo(07) de Abril um pequeno projeto e que prática poderá gerar bons frutos.
O que há de mais grandioso neste projeto foi a sua concretização e hoje esse campo se torna uma realidade, graças a iniciativa de alguns jovens que ousaram e transpassaram a fronteira do sonhar e realizar.
Em Moraújo a prática do Futevôlei vem se disseminando entre os jovens de nossa comunidades e todas as ações que visem a expansão de quaisquer prática esportiva são louváveis.

quinta-feira, 4 de abril de 2019

AÇUDINHO DE MORAÚJO, VOLTA A SANGRAR APÓS 10 ANOS





O Açudinho de Moraújo, atingiu sua capacidade  máxima nessa quarta-feira, 03 de Abril de 2019, localizado na saída do município, açude voltou a sangrar após um período de 10 anos.
Considerado um açude de pequeno porte, foi construído no período de construção da rodovia que aravessa Moraújo.

POR CAUSA DAS CHUVAS,PREFEITURA DE MORAÚJO SUSPENDE AULAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO POR TEMPO INDETERMINADO( 04)


A Prefeitura de Moraújo,através da Secretaria de Educação decidiu suspender as aulas na rede municipal de ensino a partir desta quinta-feira,4 de Abril.

A suspensão das aulas por tempo indeterminado é motivada pelas intensas chuvas que assolam todo o município, por medida de prevenção e segurança.

O Rio Coreaú que atravessa todo o município transbordou durante essa primeira semana do mês de abril e impossibilita a chegada dos alunos e professores as escolas principalmente das localidades ribeirinhas e do distrito da Serrinha que engloba várias localidades e povoados.

Para que seja cumprido integralmente o ano letivo em curso, a secretaria de educação do município fará a reposição das aulas em data a ser determinada posteriormente.

terça-feira, 2 de abril de 2019

ENCHENTE DO RIO COREAÚ COLOCA MUNICÍPIOS DE MORAÚJO E COREAÚ EM ALERTA (02)



As fortes chuvas no Vale do Coreaú nos últimos dias aumentaram o volume do Rio Coreaú em toda a sua extensão.
É notório o aumento do nível do Rio nesta terça-feira ,02 de abril,principalmente nos municípios de Moraújo e Coreaú, como previsto por autoridades.
No município de Coreaú,as águas do rio invadem ruas próximas as suas margens.
Em Moraújo,comunidades ribeirinhas estão ilhadas e a travessia do rio está sendo realizada por canoas.
As chuvas seguem permanentes e regulares na região e nesta terça(02) não deram trégua em Coreaú e Moraújo. 
O volume do Rio Coreaú continua elevado,colocando em alerta principalmente as comunidades ribeirinhas de Coreaú e Moraújo.

ARCO-ÍRIS APARECE NO AMANHECER DESTA TERÇA-FEIRA (02) EM MORAÚJO


Construção da Capela de São Francisco em Vila Nova começa a ganhar forma (18)

Obra de construção da Capela de São Francisco de Vila nova   A obra de construção da Capela de São Francisco de Vila nova, comunidade locali...