domingo, 31 de março de 2019

ORGANIZADORES DO III TORNEIO DE FUTEVÔLEI DE MORAÚJO,ROGER E GLEIDSON COMEMORAM SUCESSO DO EVENTO EM 2019




Foi realizado neste sábado (30) e Domingo(31), o III Torneio de Futevôlei de Moraújo,edição 2019.
As duplas classificadas para disputarem as semifinais foram: Rimundo e Diego X Gustavo e Carlin que disputaram a 1ª vaga na grande final. Já as duplas Nerivaldo e Luiz X Heverton e jeovane disputaram a 2ª vaga na grande final.
A disputa pelo título de campeão moraujense de futevôlei ocorreu entre as duplas: Jeovane e Heverton X Raimundo e Diego,consagrando-se campeões a dupla formada pelos atletas Jeovane Alexandre e Heverton Freire.
Na categoria,melhor atleta do Torneio foi eleito Jeovane Alexandre pertencente a dupla campeã.
A cerimônia de premiação contou com a presença da vereadora Ana Sara Benício que foi patrocinadora do evento conjuntamente aos demais. 
Aos organizadores deste evento esportivo tradicional os nossos cumprimentos (Roger Freire e Gleidson Freire).

COMUNIDADE COMEMORA CENTENÁRIO DO AÇUDE DE VÁRZEA DA VOLTA (31)



A comunidade,visitantes e turistas comemoraram na manhã de hoje,domingo(31) os 100 anos do açude de Várzea da Volta. 
A celebração do centenário contou com a presença de toda a comunidade,visitantes,turistas e de coreauenses que realizaram a caminhada de Coreaú á Várzea da Volta. Todos cantaram os parabéns,agradeceram a bênção da sangria do açude em 2019 e em seguida partilharam o bolo comemorativo. 

DUPLA JEOVANE E HEVERTON CONQUISTAM TÍTULO DE CAMPEÃO MORAUJENSE DE FUTEVÔLEI 2019


sábado, 30 de março de 2019

ACONTECE AMANHÃ,DOMINGO(31) AS SEMIFINAIS E GRANDE FINAL DO III TORNEIO DE FUTEVÔLEI DE MORAÚJO 2019


As semifinais,seguida da grande final da 3ª edição do Torneio de futevôlei de Moraújo será realizada na manhã deste domingo,31 de março com início ás 8:30 Hrs na Arena Beira de Moraújo.

As duplas que garantiram vaga nas semifinais:As duas primeiras duplas que disputarão vaga na grande final é Jeovane Alexandre e Heverton Freire x Nerivaldo e Luiz. As duas duplas que disputarão outra vaga na grande final é Raimundo e Diego contra a dupla Carlinhos e Gustavo.

quinta-feira, 28 de março de 2019

10º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA PARÓQUIA DE MORAÚJO




No ano de 2019 a paróquia de nossa senhora da Conceição do município de Moraújo-Ce está completando 10 anos de sua elevação a paróquia. A capela pertencia a paróquia de Coreaú e no dia 28 de Março de 2009 recebeu sua elevação a paróquia.

Em missa solene realizada na praça da matriz toda a comunidade esteve presente a esse momento histórico para a comunidade católica moraujense.

A solenidade de fundação da paróquia contou com a presença do Bispo da Diocese de Sobral: Dom Antônio Fernando, além de vários párocos de outras paróquias.

A fundação da Paróquia de Moraújo representou para muitos paroquianos a concretização de um sonho que outrora desabrochou  nos corações de muitos moraujenses e que se tornou realizada naquele momento histórico. A participação efetiva de todas as comunidades, povoados e distritos de nossa comunidade representou a alegria e o engajamento de todos na concretização desse sonho.

A paróquia de Moraújo teve como primeiro pároco: padre João Jesuíno Marques,que recebeu essa missão de organização e estruturar a vindoura paróquia. Os trabalhos pastorais e estruturantes promovidos pelo Padre Jesuíno foi a criação de várias pastorais e sua efetiva atuação. Na estrutura física dos templos religiosos pertencente a então capela e agora paróquia, foram realizados inúmeros melhorias.

A paróquia de Moraújo teve como seu 1º pároco Pe. João Jesuíno Marques,que desenvolveu em excelente trabalho pastoral em prol do progresso e exito desta paróquia.Atualmente a paroquia é presidida pelo Pe. João Batista de Oliveira. A paróquia de Moraújo é composta por várias  Grupos Pastorais,como a Encontro de casais com cristo -ECC , Infância Missionária, Grupo do Terço dos Homens, Grupo do Sagrado Coração de Jesus, Grupo de Jovens, dentre outros de fundamental importância para nossa paróquia. Esses grupos e pastorais representam o envolvimento, compromisso e engajamentos de toda a comunidade em prol da melhoria, desenvolvimento e crescimento de nossa paróquia.Atualmente a paroquia tem como pároco
João Batista de Oliveira.

SANGRA MAIS UM AÇUDE NO CEARÁ: AÇUDE DE VÁRZEA DA VOLTA EM MORAÚJO(28)


APÓS FORTE CHUVA,DURANTE Á TARDE DESTA QUINTA(28), MORAÚJO TEM RUAS ALAGADAS


quarta-feira, 27 de março de 2019

EM MORAÚJO,ÁGUAS COMEÇAM A ESCOAR PELO SANGRADOURO DO AÇUDE DE VÁRZEA DA VOLTA(27)


MORAÚJO HISTÓRICO



Na série, MORAÚJO HISTÓRICO,apresentamos a residência do sr. João Gualberto (Joãozinho Gualberto),localizada na praça da matriz de Moraújo,sito á antiga rua Joaquim Fernando Moreira ,atual Rua Manuel Francisco.
A a casa preserva traços histórico em sua estrutura fachada e piso, ademais a residência possui uma parte extremamente importância, que é um salão ao lado.Este salão foi palco de fatos da história de Moraújo nos tempos em que se chamava Pedrinhas.
Dos fatos históricos: Abrigou a sede de uma das primeiras instituições escolares de Moraújo, entre o final dos anos 50 e início dos anos 60, a Escola Dom Bosco. Nos tempos de Pedrinhas este salão era palco de festas para a comunidade,num entanto neste ambiente somente era permitida a entrada de pessoas brancas. Neste período havia a distinção racial entre brancos e negros e havia esses duas casas de danças, sendo que na casa do joãozinho Gualberto as festas era destinada para a população branca e na casa do sr. pedro Paixão era destinada para a população negra. 
Destacamos que atualmente a casa do Joãozinho Gualberto se encontra preservada.


AÇUDE DE VÁRZEA DA VOLTA ESTÁ PRESTES A "SANGRAR"




Com constantes chuvas registradas nos últimos dias no município de Moraújo e região,o açude com o mesmo nome do distrito, Várzea da Volta aumentou significativamente seu volume de água e está prestes a "sangrar".
No dia de hoje,quarta-feira,27 de março, de acordo com informações de populares, faltam apenas 2 centímetros para o açude atingir sua capacidade máxima.

O Açude de várzea da volta é um dos principais cartões postais de Moraújo,ademais é um dos recursos hídricos do município,responsável pelo abastecimento de parte do município de Moraújo e também de Coreaú.
Vale acrescentar que o Várzea da Volta um das principais fonte de renda do moradores do distrito através da pesca.
Em imagens do sangradouro do açude captadas na tarde de hoje,27 de março podemos constatar o aumento significativo no nível de água.
fonte foto:Francisco Filho

segunda-feira, 25 de março de 2019

AÇUDE ANGICOS ATINGE 100% DE SEU VOLUME E SANGRA NA MADRUGADA DESTA SEXTA-FEIRA (22)


De acordo com dados divulgados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará- COGERH, o Açude Angicos atingiu 100% de sua Capacidade na madrugada desta sexta-feira,22 de março de 2019.
Os dados apresentados foram os seguintes: O Açude Angicos está com uma cota de 105,70 (m), Volume de 56,05 hm 3 e um volume de 100% de sua capacidade.
Em virtude das constantes chuvas na região,resultando em uma excelente quadra invernosa, O açude Angicos atingiu 100% de aporte de sua capacidade.
Açude Angicos é um dos recursos hídricos mais importantes da região, construindo sobre o leito do Rio Juazeiro entre os municípios de Frecheirinha e Coreaú, foi uma obra realizada pela Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará e concluída no ano de 1998.
O açude pertence a bacia hidrográfica do Coreaú e possui uma capacidade de 56.050.000 m³ e beneficia os seguintes municípios: Frecheirinha, Moraújo, Coreaú e Uruoca, além das regiões de Agrovila, Campanário, Batatão, Associação dos Angicos e Canto das pedras.

Moraújo, Agrovila, Campanário,Batatão, Associação dos Angicos e Canto das Pedras
As águas do Açude Angicos (Vicente Cristino) desaguam no rio Coreaú que atravessa o município de Moraújo e mantém a perenização do Rio em nosso município. 
Foto via Antonio Tavares

sábado, 23 de março de 2019

EDUCAÇÃO: PROFESSOR JÚNIOR MENEZES REALIZA MESTRADO EM FÍSICA E APLICA PROJETO NA ESCOLA HUET ARRUDA DE MORAÚJO



Referência na educação e formação dos moraujense, a Escola de Ensino Médio Huet Arruda é campo de pesquisa de mestrado realizada pelo professor de física Júnior Menezes.
O Projeto de Pesquisa tem como tema" Gravitação" e está sendo aplicado pelo professor Júnior Menezes nas turmas do 3º ano do ensino médio. A escolha da Escola Huet Arruda pelo professor,como campo de aplicação da tese de mestrado é de extrema importância,pois contribui para o aprendizado, aquisição de novos conhecimentos e descentralização de informações.   

O mestrando profissional em ensino de  Física é oferecido pela sociedade brasileira de Física em parceria com instituto federal do Ceará (Campus Sobral) e a Universidade Estadula Vale do Acaraú-UVA.

O tema escolhido pelo mestrando é voltado para o ensino da gravitação usando a teoria construtivista de Vygostsky. O projeto de mestrado realiza uma série de atividades planejadas voltadas para que os alunos e alunas possam entender o tem gravitação, área de extrema importância para a sociedade.   


MORAUJENSE NETO ABREU RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO URUOQUENSE



Em sessão solene realizada na tarde desta sexta(22), a câmara municipal de Uruoca promoveu a entrega do título honorário e benemérito a 14 homenageados.
Dentre os homenageados,destacamos a presença do moraujense,Francisco Rafael de Abreu Neto ( Neto Abreu). O professor Neto Abreu vem se destacando na sociedade Uruoquense por seu trabalho em prol da educação de qualidade.
A premiação é de extrema importância,pois demonstra a relevância,a competência e o diferencial na atuação dos moraujenses nos demais municípios brasileiro.
A horária é concedida á cidadãos e cidadãs por prestarem serviços que contribuem fundamentalmente para o desenvolvimento e crescimento social do município.
Ao moraujense e agora também cidadão Uruoquense NETO ABREU os nossos cumprimentos pela conquista deste importante e relevante título.

ÁRBITRO FILHO PASSA A FAZER PARTE DO QUATRO DE ARBITRAGEM DA LIGA MORAUJENSE


Um dos árbitros bastante conhecido no futebol amador Moraujense e na região, Filho  decidiu retornar a arbitrar jogos, após um período de dez anos.
O retorno oficial do árbitro foi realizado na tarde de hoje,23 de março na partida pela copa união de Moraújo entre Balanciado de Frecheirinha e Camarões.
O árbitro passa a fazer parte do quatro de arbitragem da liga desportiva Moraujense-LDM. A atuação do árbitro na partida de hoje foi considerada positiva.


ALEX FAZ QUATRO GOLS E COMANDA VITÓRIA DO MANGUEIRÃO NA COPA UNIÃO DE MORAÚJO 2019



Pela Copa União de Moraújo, entraram em campo na tarde de hoje,sábado,23 de Março, ás 14hs, Mangueirão e Atlético palmense. O atleta Alex fez quatro gols e consolidou a vitória do Mangueirão sobre o atlético palmense com um placar final de 5 a 1.
Com a vitória,o Mangueirão garantiu sua classificação para a próxima fase da competição.

domingo, 17 de março de 2019

EM MORAÚJO, FORTE CHUVA FAZ RIO COREAÚ TRANSBORDAR(17)




A forte chuva que banhou o município de Moraújo na tarde de hoje, domingo, 17 de março fez o rio Coreaú aumentar nível de água,chegando a transbordar no trecho popularmente conhecido como rio moreira, onde está sendo construída a porte. 
A passagem dos moradores que residem do outro lado do rio está sendo realizada de canoa que realiza a travessia também de motos,bicicletas e dos mantimentos.
O rio Coreaú atravesso todo o município de Moraújo e a intensa chuva na região ocasionaram um aumento significativo do volume de água.
( Imagens do Rio Coreaú no trecho popularmente conhecido em nosso município como RIO MOREIRA)

sábado, 16 de março de 2019

ATLETA GEANDRO DIAS MARCA O GOL DA VITÓRIA DO ARSENAL NA 2ª COPA UNIÃO DE MORAÚJO 2019


Pela Copa União de Moraújo, Arsenal de Santa Luzia e Palma Coreaú entraram em campo na tarde de hoje,sábado,16/03, com início da partida ás 16Hrs no Benição.
Com um único gol, marcado pelo atleta Geandro Dias, o Arsenal conquistou mais uma vitória na competição sobre o palma de Coreaú.
A comissão de arbitragem foi formada por:1º árbitro: Cleando Alves, Assistente 1:Lourenço Araújo e assistente 2: Luciano Gonçalves

MORAÚJO HISTÓRICO


domingo, 10 de março de 2019

CONSTRUÇÃO DO CENTRO PAROQUIAL DE MORAÚJO SEGUE AVANÇADA




Um sonho de muitos paroquias,o centro Paroquial de Moraújo,começa a ganhar forma e segue em ritmo acelerado.
O novo centro paroquial está sendo construído em um amplo terreno da paróquia localizado entre as ruas Prefeito Raimundo Araújo e Rua Raimunda Gomes e contará com auditório para realização de reuniões e encontros pastorais, salas para abrigar a secretaria da paróquia.
Uma importante obra para nossa paróquia, pois representa um sonho de muitos paroquianos.

MORAÚJO HISTÓRICO


COBRA VERDE VENCE ALTO CITY POR 3 A 0 PELA COPA UNIÃO DE MORAÚJO 2019


O Cobra Verde venceu o Alto City por um placar de 3 a 0 e avança na copa União 2019. A partida foi realizada na tarde de hoje, domingo,10/03 com inicio as 16Hrs no estádio o benição em Moraújo.
Os gols foram marcos pelos atletas:Mateus Frota ( 1 gol) e Dione Araújo (2 gols).

DEASSIS COMANDA GOLEADA DA JUVENTUS NA COPA UNIÃO DE MORAÚJO 2019


Pela 5ª rodada da II Copa União de Moraújo 2019, a Juventus entrou em campo na tarde de hoje,Domingo, 10/03 contra o time São Jorge de Moraújo.
Em campo a Juventus venceu por um placar de 5 a 1.Com destaque para o atleta Deassis que marcou dois gols na partida.

sábado, 9 de março de 2019

segunda-feira, 4 de março de 2019

JUVENTUDE MORAUJENSE CONTAGIA O XVI MORAFOLIA COM MUITA DIVERSÃO E ALEGRIA


COREAUENSES PRESTIGIAM O MORAFOLIA 2019


EM DIA DE SOL, MORAUJENSES PRESTIGIAM BANHO NA BARRAGEM DE MORAÚJO (04)


GUARDA-VIDAS REFORÇAM A SEGURANÇA DOS FOLIÕES NO XVI MORAFOLIA 2019


MORAUJENSES PRESTIGIAM BANHO NA BARRAGEM DE MORAÚJO(04)


SEGUNDA NOITE DO MORAFOLIA 2019 SUPERA EXPECTATIVAS E BATE RECORDE DE PÚBLICO


VIÇOSENSES PRESTIGIAM O XVI MORAFOLIA 2019


domingo, 3 de março de 2019

MORAFOLIA PROPORCIONA MOMENTOS DE DIVERSÃO PARA OS MORAUJENSES


NOVA GERAÇÃO DE JOVENS MORAUJENSES PRESTIGIAM A RETOMADA DO MORAFOLIA


3ª ATRAÇÃO DO MORAFOLIA, FORRÓ DO BOTA BOTA FECHA SEGUNDA NOITE DO CARNAVAL DE MORAÚJO 2019


2ª ATRAÇÃO NO MORAFOLIA DESTE DOMINGO(03), NALDO BENNY AGITA MULTIDÃO DE FOLIÕES


CARNAVAL DE MORAÚJO BATE RECORD DE PÚBLICO NESTE DOMINGO(03)


1ª ATRAÇÃO NO MORAFOLIA DESTE DOMINGO(03),MATHEUS FAZELI CONTAGIA PÚBLICO NA BEIRA RIO DE MORAÚJO


BARRACA DA SAÚDE:EQUIPE DA SECRETARIA DE SAÚDE DE MORAÚJO REALIZA TRABALHO EDUCATIVO DE PREVENÇÃO NO MORAFOLIA 2019


GUARDA-VIDAS REFORÇAM A SEGURANÇA DOS FOLIÕES NO MORAFOLIA 2019


JOVENS MORAUJENSES PRESTIGIAM O MORAFOLIA 2019


sábado, 2 de março de 2019

ORGANIZAÇÃO, TRANQUILIDADE E ANIMAÇÃO, MARCAM PRIMEIRO DIA DO MORAFOLIA 2019


EM DIA HISTÓRICO PARA MORAÚJO,1º DIA DO MORAFOLIA É REALIZADO COM SUCESSO


MESMO DEBAIXO DE CHUVA,FOLIÕES PRESTIGIAM 1º DIA DO MORAFOLIA 2019


FLUXO DE ÁGUA NOS RIOS COREAÚ E JUAZEIRO FAZEM BARRAGEM DE MORAÚJO AUMENTAR VOLUME(02)


A TRADIÇÃO DE VOLTA A MORAÚJO: INICIA HOJE,SÁBADO(02) O XVI MORAFOLIA 2019



XVI MORAFOLIA 2019: ESTRUTURA ESTÁ MONTADA PARA O MELHOR CARNAVAL DA REGIÃO(02)


Construção da Capela de São Francisco em Vila Nova começa a ganhar forma (18)

Obra de construção da Capela de São Francisco de Vila nova   A obra de construção da Capela de São Francisco de Vila nova, comunidade locali...