quarta-feira, 31 de maio de 2017

DIA DO DESAFIO MOVIMENTOU OS MORAUJENSES NESTA QUARTA (31)


O dia do desafio, realizado durante todo o dia de hoje, 31 de maio, movimentou o município de Moraújo, visando o combate ao sedentarismo e incentivando a prática de atividades físicas.

As atividades tiveram inicio ás 8 h da manhã na barragem de Moraújo, com prática de atividades esportivas, como vólei e futebol, além de natação.

Durante a tarde foi realizada atividade de ciclismo pelas principais ruas de Moraújo e ás 17 h foi promovida na praça da santinha, entrada da cidade, atividade de dança e aeróbica com grupos de dança de Moraújo. Destacamos que todas as instituições escolares promoveram com seus educandos atividades esportivas. 

Ressaltamos que esse ano Moraújo participa do dia do desafio em uma disputa saudável com o município de Francisco Alves no estado do Paraná. 

APRESENTAÇÕES DE GRUPOS PASTORAIS MARCARAM CERIMÔNIA DE COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA EM NOITE ABENÇOADA EM MORAÚJO (31)


A paroquia de nossa senhora da Conceição de Moraújo, realizou na noite de hoje, 31 de maio a cerimônia de Coroação de nossa senhora marcando assim o encerramento do mês mariano em nossa comunidade.

A cerimônia teve inicio ás 18:30 h com a terço mariano na igreja matriz e em seguida foi realizada na a coroação de nossa senhora na praça da matriz.

Com apresentação de vários grupos pastorais, os paroquianos vivenciaram momentos de fé, louvor e emoção. Após as apresentações, foi realizada a cerimônia de coroação de nossa senhora por crianças de nossa comunidade. 



domingo, 28 de maio de 2017

MORAÚJO TEM DOMINGO (28) DE CHUVA


Moraújo vem registrando chuva na tarde de hoje, domingo, 28 de maio.Com céu nublado há grande probabilidade de mais chuva nas próximas horas.Os moraujenses comemoram um bom inverno, com rios e açudes "cheios", além da presença de muitos peixes. As chuvas ocorridas amenizou o clima que quente apresentado nos últimos dias. 

sábado, 20 de maio de 2017

MORAÚJO É ASSIM!

"Habitada por Gente Guerreira, Sem temor, com Poder Varonil, MORAÚJO se Ergue Altaneira, um pedaço do imenso Brasil".Trecho do Hino de Moraújo ( Autores:Maria do Socorro Freire Oliveira,Maria Aparecida Freire e Milton Irineu de Araújo).

domingo, 14 de maio de 2017

DISTRITO DE MORAÚJO: BOA ESPERANÇA

O distrito de Boa esperança foi criado no ano de 1995, anteriormente Moraújo era constituído de dois distrito, a sede e Várzea da Volta, assim a partir de uma nova divisão territorial nos ano 90, Boa esperança é constituído como Novo distrito de Moraújo, desta forma passa a ser formado por três distritos. 

Boa esperança é um importante distrito de Moraújo, situado entre serras e vales. A população do distrito exerce agricultura familiar.

A população do distrito em sua grande maioria se declara católico, sendo que Boa Esperança possui um templo religioso católico e tem como padroeiro São João Batista. Além da igreja, o distrito tem escola de ensino fundamental, denominada de Huet Arruda, posto de saúde e quadra de esportes. 

O distrito também se destaca politicamente, pois possui importância decisiva nos rumo politico do município de Moraújo. Destacamos que o distrito tem 644 eleitores aptos atualmente.

Boa esperança é o terceiro distrito de Moraújo.







terça-feira, 9 de maio de 2017

CLÁSSICO MORAUJENSE ENTRE MANGUEIRÃO E CAMARÕES ACONTECERÁ, SEXTA (12) DE MAIO NO ESTÁDIO DE MORAÚJO


O tradicional e clássico Jogo entre os times do MANGUEIRÃO E CAMARÕES, será realizado, sexta (12) no estádio de Moraújo com início ás 15:30 hs.

Destacamos que esse jogo de futebol de campo é considerado um clássico do futebol de Moraújo e promete ser muito disputado. 

ESTÁ ACONTECENDO OS FESTEJOS DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO DO SOCORRO EM MORAÚJO.


As Festividades acontecem de 03 a 13 de maio com celebração do novenário, seguida de missa. Os festejos de maio é um dos mais tradicionais de Moraújo e teve inicio dia 3 de maio.

A festa reúne a comunidade católica moraujense em momentos de fé, louvor e oração, Sendo também uma oportunidade de encontro entre os filhos da terra que se confraternizam durante as celebrações.

Destacamos que essa devoção foi de iniciativa da família Benício, conjuntamente a comunidade católica moraujense.Os festejos encerram dia 13 de maio com missa e procissão.

A paroquia de Moraújo, atualmente tem como pároco, Padre João Batista de Oliveira.

MORAÚJO É ASSIM! :BARRAGEM DE MORAÚJO

FOI CRIADO AS MARGENS DE UM RIO QUE LHE DEU MUITA VIDA E FULGOR.(Trecho do Hino de Moraújo- Autores:Maria do Socorro Freire Oliveira,Maria Aparecida Freire e Milton Irineu de Araújo).

domingo, 7 de maio de 2017

MORAUJENSE ILUSTRE: VICENTE BENÍCIO DE VASCONCELOS

Vicente Benício de Vasconcelos
"Em nome de todos os conterrâneos agradecemos o sr. Vicente Benício de Vasconcelos, os seus esforços em prol da criação do município de Moraújo", foram essas as palavras que ecoavam na sessão solene ao se referir ao atuante e protagonista da criação do município de Moraújo, Vicente Benício de Vasconcelos.

A contemplação em vista do desenvolvimento e crescimento das terras da pequena Pedrinhas condicionou, Vicente Benício a concretização de um projeto de vida, ao qual a sua terra querida, Moraújo esteve inserida.

Os esforços,a luta,o engajamento,um sonho idealizado, caminhos longos percorridos, até a sua efetiva concretização: transformar, o então distrito de pedrinhas em Município.A elevação do lugarejo, formado por um pequeno "arruado" de solo pedregoso ao qual chamavam de pedrinhas, não foi  somente um sonho almejado por Vicente Benício, mas de muitos que assim, como vicente Benício comungavam do meu ideal de luta em prol da emancipação de Moraújo.

A notória influência política de vicente Benício na região foi relevante para concretização deste projeto,outrora almejado e alcançado em 27 de Novembro de 1957. A partir de agora um dos desafios foram trilhados, a sonhada emancipação politica de Moraújo pela Lei nº 3.920 de 25 de Novembro de 1957.

Eis que surge o novo município de Moraújo com grandes desafios a serem enfrentados. Foi com essas palavras proferidas durante a sessão de fundação do município de Moraújo que o orador transmitiu o ideal de cada moraujense: "conclamou os filhos de Moraújo a sempre lutarem com coragem e boa vontade pelo seu desenvolvimento político, econômico e social".
  
Deste modo, destacamos que o sr.Vicente Benício de Vasconcelos sempre foi um dos cidadãos moraujense que  sempre buscaram desde a germinação do sonho da criação do município de Moraújo lutar pelo desenvolvimento desta terra.

Apesar de sua notável importância em prol da emancipação de Moraújo, não exerceu o cargo de prefeito de Moraújo, porém administrou por três vezes o município de Coreaú. Assim, deste a emancipação de Moraújo, Vicente Benício influenciou decisivamente na politica de Moraújo, sendo seu apoio fundamental para escolha dos gestores que administrariam essa terra pelos próximos anos.

Um cidadão honrado e digno, que fez da fé e religiosidade seus pilares para conquista de seus ideias.Moraujense ilustre,Nascido em 20 de maio de 1923 contribuiu efetivamente pelo crescimento e desenvolvimento de nossa terra em todos os aspectos. Foi comerciante, agropecuarista, politico atuante e influente, soube honrar e expressar de forma sublime seu amor por nosso Moraújo.Faleceu em 04 de setembro de 2004, aos 81 anos.

A Vicente Benício de Vasconcelos prestamos nossas homenagens pela luta em prol do engradecimento e desenvolvimento de nossa querida Moraújo.






sexta-feira, 5 de maio de 2017

HISTÓRIA DA CAVALGADA DE MORAÚJO



A cavalgada de Moraújo teve sua 1º edição realizada no dia 19 de Abril de 2014, ganhando notoriedade e importância diante de toda a comunidade moraujense, o evento foi um sucesso, o que o condicionou a realizar no ano seguinte sua 2º edição.
A cada ano a cavalgada ganha mais adeptos e participantes,sendo que a sua 3º Edição foi realizado dia 26 de Março de 2016 ( Sábado). O evento é destinado principalmente para os Cavaleiros, amazonas, simpatizantes e demais pessoas que valorizam e preservam a cultura nordestina por meio das cavalgadas.

A cavalgada de Moraújo se consolidou como um dos eventos culturais de Moraújo por promover a valorização da cultura regional/local, preservação das riquezas naturais de nossa região e promoção da integração entre todos os vaqueiros da região.

O reconhecimento oficialmente da Cavalgada Vale do Coreaú, como evento cultural de Moraújo mediante Lei Municipal ocorreu no dia 21 de Março de 2015,sendo aprovada a referida lei sob o nº 440/2015, por unanimidade pelos vereadores que representam o poder legislativo em Moraújo e sancionada pelo Ex. prefeito de Moraújo, Jurandi Fonteles de Oliveira no dia 16 de Abril de 2015.
O processo de reconhecimento da cavalgada vale do Coreaú como evento cultural, objetivando inserir-la no calendário Festivo de Moraújo, foi de iniciativa de Antonio Dori Edson de Sousa que mediante requerimento solicitou ao poder legislativo municipal a aprovação desta importante lei.
As margens do Rio Coreaú em Moraújo os cavaleiros e amazonas de toda a região se concentram e em seguida adentram as principais ruas de nossa comunidade visando demostrar para todos a importância desta cultura e sua valorização.Neste ano de 2017,a cavalgada realizará sua 4º Edição e promete continuar sendo um evento organizado e de excelente qualidade.
Em nosso município a cultura das cavalgadas vem se mantendo viva, através dos cidadãos, as quais é valido destacar: Chico Lau Velho, Chico Lau Novo, Quinca Neco, Munidico Lúcio, Josa Fernandes, Carleone, Chico Secundo, Nicolau, Nunes Oliveira, Afonso Sambaiba, Antonio Neto, Cosmo Julião, Luiz Gonzaga, Frenando Lau, Nidoval Albuquerque, Segundo, Roberto do Aldair, Zezinho Eutaque, Agostinho Freire, Arimateia, Azevedo, Dori Edson, dentre outros de fundamental importância para preservação de nossa cultura e tradições.
Como sabemos as cavalgadas são consideradas uma tradição em nossa região por representar nossa cultura e por preservar os costumes/tradições de nossa gente.A todos que contribuem direta ou indiretamente pela promoção deste importante evento cultural o nossa reconhecimento.

terça-feira, 2 de maio de 2017

MORAÚJO: INICIA-SE AMANHÃ (03) ,OS FESTEJOS DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUA DO SOCORRO


A comunidade Católica de Moraújo iniciará, amanhã, dia 3 de maio os festejos de Nossa Senhora do perpétuo do Socorro. Os novenários serão realizados na igreja matriz de Moraújo.
Na programação teremos novena, seguida da celebração de missa pelo pároco Oliveira. Os festejos encerrarão dia 13 de maio com uma procissão pelas principais ruas de nossa comunidade.
Os festejos de maio é um doa mais tradicionais de Moraújo em que toda a comunidade se reúne em momentos de fé, louvor e oração.

MORAÚJO É ASSIM!

" Sob os céus estrelados, Mas bonito que noutros sertões, Entre serras e rios e cascatas, Brilha o Sol de intensos clarões" Trecho do Hino de Moraújo ( Autores:Maria do Socorro Freire Oliveira,Maria Aparecida Freire e Milton Irineu de Araújo).

segunda-feira, 1 de maio de 2017

AÇUDE DE VÁRZEA DA VOLTA ATINGE 81 % DE SUA CAPACIDADE


Considerado um dos Açudes mais antigos do Brasil, sendo inaugurado em 1919, o Açude de Várzea da Volta, localizado no município de Moraújo, atingiu nos últimos dias 81% de sua capacidade.

Os dados divulgados pela companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará- COGERH, geram bastante expectativa em toda a comunidade, pois nosso município vem sofrendo anos com períodos seguidos de seca.

se as chuvas prosseguirem no decorrer do mês de maio terá grande possibilidade de sangria deste importante recurso hídrico para os municípios de Moraújo e Coreaú.

MOMENTOS DE FÉ, ORAÇÃO E LOUVOR MARCAM INICIO DO MÊS MARIANO EM MORAÚJO



A Paróquia de Nossa senhora da Conceição em Moraújo, localizado na zona norte cearense, realizou, hoje 1º de maio, procissão e missa para celebrar abertura do mês mariano em nossa comunidade.

Concentrados na praça da Santinha, os paroquianos seguiram em procissão, que iniciou-se ás 18:30 hs em direção a igreja matriz, onde celebrada missa solene pelo Pároco João Batista de Oliveira.

Na procissão estavam presentes grupos pastorais, os setores de todo o município e toda a comunidade católica Moraujense. Em virtude do dia do trabalho, fiéis representaram durante a procissão algumas profissões, como domestica, pedreiro, professor, agricultor, enfermeira e comerciante.

Adentrando as principais ruas ao som de músicas religiosas os fiéis, rezavam, louvavam e em oração agradeciam a Deus por esse momento divino.

Recepcionados ao som dos sinos que ecoavam da torre da igreja, os paroquianos adentraram a igreja matriz, sendo celebrada uma missa solene pelo atual pároco da paroquia de Moraújo, Padre Oliveira.

Destacamos que no mês de Maio, a comunidade católica de Moraújo, realizam a tradicional festa de maio em honra a nossa senhora do Perpétuo do Socorro, que terá inicio dia 3 de maio e encerrará dia 13.

Os festejos de Maio em Moraújo é um dos mais tradicionais e em 2017 completa 76 anos de sua origem, sendo de iniciativa da família Benício no ano 1941, aos quais são devotos de nossa senhora do Perpétuo do Socorro.

A procissão e missa de hoje, 1º de maio foi mais uma demonstração de fé, fraternidade, harmonia, união e religiosidade de nossa comunidade. 

AÇUDE ANGICOS ATINGE 100% DE SUA CAPACIDADE



De acordo com dados divulgados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará- COGERH, o Açude Angicos atingiu 100% de sua Capacidade, hoje 1º de maio de 2017.

Os dados apresentados foram os seguintes: O Açude Angicos está com uma cota de 105,50 (m), Volume de 56,05 hm e um volume de 100% de sua capacidade.


Assim em virtude das constantes chuvas na região, açude Angicos atingiu 100% de aporte de sua capacidade, açude Angicos em virtude da excelente quadra invernosa em nossa região deve sangrar nos próximos dias.

Açude Angicos é um dos recursos hídricos mais importantes da região, construindo sobre o leito do Rio Juazeiro entre os municípios de Frecheirinha e Coreaú, foi uma obra realizada pela Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará e concluída no ano de 1998.
O açude pertence a bacia hidrográfica do Coreaú e possui uma capacidade de 56.050.000 m³ e beneficia os seguintes municípios: Frecheirinha, Moraújo, Coreaú e Uruoca, além das regiões de Agrovila, Campanário, Batatão, Associação dos Angicos e Canto das pedras.

Moraújo, Agrovila, Campanário,
Batatão, Associação dos Angicos e
Canto das Pedras
As águas do Açude Angicos (Vicente Cristino) desaguam no rio Coreaú que atravessa o município de Moraújo e mantém a perenização do Rio em nosso município. 

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7ude_Angicos
http://photosdeviagens.blogspot.com.br/2012/07/araquem-coreau-ce.html
http://www.hidro.ce.gov.br/
http://www.uvanet.br/rcgs/index.php/RCGS/article/view/217/226

4º CAVALGADA DE MORAÚJO SERÁ REALIZADA NO DIA 6 DE MAIO

A tradicional cavalgada de Moraújo chega a sua 4º edição no ano de 2017 e será realizada no dia 6 de maio, sábado com início ás 10 hs da manhã na Beira rio de Moraújo.

O evento a cada ano reúne mais participantes, consequentemente se tornou um dos eventos culturais de nosso município.

A concentração da cavalgada será na Barragem de Moraújo (as margens do rio), ás 10 da manhã e com saída dos cavaleiros ás 16 hs para realizarem um percurso de 8 km.

Na programação terá também um churrasco para os cavaleiros, paredão Zé Maria Construções, a partir das 11 hs no club Monzegão, F. Moura, Vaqueiro Apaixonado, Betinho e Rosinha do Acordeon.

Destacamos que durante o evento será lançada a 2º edição da Revista Cavalgada que visa descentralizar informações sobre a cavalgada, além de matéria de relevância para o público em geral. 

Um dos momentos mais esperados durante a cavalgada é o momento em que os cavaleiros adentram as principais ruas de nossa comunidade, sendo bastante prestigiados pela comunidade.

Construção da Capela de São Francisco em Vila Nova começa a ganhar forma (18)

Obra de construção da Capela de São Francisco de Vila nova   A obra de construção da Capela de São Francisco de Vila nova, comunidade locali...