domingo, 30 de abril de 2017

TRADIÇÃO E FÉ, FESTA DE MAIO DE MORAÚJO COMPLETA 76 ANOS DE SUA ORIGEM EM 2017


Considerado uma das festividades religiosas mais tradicionais e importantes de Moraújo, os festejos de maio em honra a nossa Senhora do Perpétuo Socorro é fruto da devoção e religiosidade da Família Benício.

Sua origem teve inicio no ano de 1941, sob a iniciativa do sr. Antonio Benício de Vasconcelos que promoveu inicialmente um tríduo sendo escolhido o mês de maio.Assim anualmente a comunidade católica passou a realizar nos dia 10 a 13 de maio a celebração do tríduo de nossa Senhora do Perpétuo do Socorro.

A festa de maio ganhou notoriedade e em virtude de sua importância perante a comunidade católica moraujense, se tornou um dos  eventos religiosos, mais  tradicionais de nossa comunidade.

No ano de 1991,a festa de maio completou 50 anos de sua origem, assim para comemorar a simbólica data, a família Benício na pessoa dos filhos do sr. Antônio Benício, as quais citamos:Francisco Benício, Vicente Benício, José Benício, Manoel Benício e Lúzia Benício decidiram transformar o então tríduo em novenário, deste modo os festejos ocorreram anualmente de 3 a 13 de maio na igreja matriz de Moraújo.

Vale destacar que os festejos é momento importante para toda a família onde todos se confraternizam e se reúnem para agradecer a Deus pelo dom da vida. Nesta ocasião os irmãos Raimundo Benício, Carlos Benício, Osmarina Benício, Antônio Benício e Vilani Benício se confraternizam com os demais membros da família para juntos compartilharem momentos de muita fé e união de toda a família.

Desde sua origem até os dias atuais, os festejos reúnem toda a comunidade e todos os membros da família Benício em momentos de fé, louvor, religiosidade e fraternidade.No ano de 2017, a festa de maio completa 76 anos de sua fundação.


sábado, 22 de abril de 2017

A 4ª CAVALGADA DE MORAÚJO SERÁ REALIZADA DIA 6 DE MAIO


A tradicional Cavalgada de Moraújo, edição 2017, será realizada no dia 06 de maio, sábado e mais uma vez promete ser um grande sucesso.

A cavalgada Vale do Coreaú se consolidou como um dos eventos culturais de Moraújo por promover a valorização da cultura regional/local, preservação das riquezas naturais de nossa região e promoção da integração entre todos os vaqueiros da região.

É valido ressaltar que a cavalgada vale do Coreaú teve sua 1º edição no dia 19 de Abril de 2014, ganhando notoriedade e importância diante de toda a comunidade moraujense, o evento foi um sucesso, o que o condicionou a realizar no ano seguinte sua 2º edição, que ocorreu no 4 de Abril de 2015, a 3º edição foi realizada no dia 26 de março de 2016 e em 2017 a 4º cavalgada será promovida dia 6 de maio de 2017, consolidando-se deste modo como um evento tradicional de Moraújo.A cada ano a cavalgada ganha mais adeptos e participantes.

COMUNIDADE CATÓLICA DE MORAÚJO CELEBRA DE 3 A 13 DE MAIO OS FESTEJOS DE N. SENHORA DO PERPÉTUO DO SOCORRO


No mês mariano em Moraújo, a comunidade católica realiza o tradicional festejos em honra a nossa Senhora do Perpétuo do Socorro. A devoção a nossa Senhora do Perpétuo do Socorro foi iniciado em nossa comunidade no ano de 1941 pelo sr Antônio Benício de Vasconcelos que teve a iniciativa de promover inicialmente um tríduo, escolhendo o mês de maio para essa celebrações.
Em 2017, esse tradicional evento religioso completa 76 anos de sua origem e será celebrado de 3 a 13 de Maio na igreja matriz com muitos momentos de oração e  fé.
.

CONHEÇA O DISTRITO DE VÁRZEA DA VOLTA EM MORAÚJO (CE)





Com a elevação a categoria de município, o então denominado distrito de pedrinhas, pertencente a Coreaú, recebe nova denominação passando-se a chama-se de MORAÚJO. Consequentemente em virtude de torna-se Município recebeu também uma nova divisão territorial, ao qual passou a ser constituído de dois distritos:a sede atual distrito de Moraújo (ex. Pedrinhas) e O DISTRITO DE VÁRZEA DA VOLTA.
Assim, VÁRZEA DA VOLTA foi constituído um dos primeiros distrito de MORAÚJO.

sábado, 15 de abril de 2017

MOMENTO DE REFLEXÃO E ESPIRITUALIDADE:" Disse Jesus: Por que Buscais entre os mortos aquele que está vivo? Não estais aqui.(Lc, 24:5b).


FELIZ PÁSCOA


Páscoa representa um período de mudança e transformação. Que Jesus ressuscitado possa está sempre presente em sua vida, trazendo amor, paz, fraternidade e união. Feliz páscoa é o que deseja o Blog Moraújo notícias a todos os seus apoiadores e leitores.

MORAÚJO É ASSIM!

PRAÇA DA MATRIZ: JOAQUIM FERNANDO MOREIRA
"HABITADA POR GENTE GUERREIRA,SEM TEMOR, COM PODER VARONIL,MORAÚJO SE ERGUE ALTANEIRA, UM PEDAÇO DO NOSSO IMENSO BRASIL".(Trecho do Hino de Moraújo- Autores:Maria do Socorro Freire Oliveira,Maria Aparecida Freire e Milton Irineu de Araújo).

MORAÚJO FOI PALCO DO 1º REGIONAL DE SINUCA DE 2017



Aconteceu na manhã de hoje, sábado, dia 15 de Abril o 1º Campeonato regional de Sinuca 2017 de Moraújo (CE). O campeonato de Sinuca foi realizado no Bar do Tizil no centro de Moraújo e premiou com troféu e R$ 300,00 reais para o campeão e o 2º colocado com R$100,00 e o 3º recebeu apenas o troféu.

Disputaram a final Moraújo e Uruoca que tiveram como representantes Jean do município de Uruoca e Francisco Batista, o Fransquin, representando o município de Moraújo.As jogos de sinuca  foram ministrados por Anderson paixão, bem como o planejamento e organização deste evento.

Os finalistas protagonizaram uma partida bastante disputada, apesar da acirrada disputa , onde os finalistas realizaram cinco partidas, ambos chegaram a um empate de 2 a 2, porém Gean de Uruoca acabou vencendo a quinta e última partida e  e se consagrou campeão da chegando do primeiro campeonato regional de sinuca de Moraújo 2017.

Destacamos que esse campeonato de sinuca foi realizado em homenagem póstuma ao jovem Antonio Anchieta da Costa, vítima de acidente recentemente e que apreciava jogo de sinuca e um bastante Frequentador do tradicional Bar do Tizil.

Destacamos que o tradicional Bar do Tizil é um dos ambientes mais populares de Moraújo, tendo como gerente, o jovem Tizil que atende a todos com respeito e simpatia, conquistando assim a amizade de todos em nossa comunidade e região.

sexta-feira, 14 de abril de 2017

COM SUCESSO, JOVENS DE MORAÚJO REALIZARAM A 20° ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO



A tradicional Encenação da paixão de Cristo de Moraújo ocorreu com sucesso na tarde de hoje, 14 de abril. Em 2017 a peça completa sua 20° apresentação,sendo considerado um dos eventos mais importantes e tradicionais da cultura de Moraújo.

Esse ano a encenação contou com a participação de mais de 60 Integrantes aproximadamente e foi realizada na quadra de esportes de Moraújo, localizado no centro.

Os Jovens demonstraram talento, resultando em uma excelente apresentação, que teve por volta das 18:00 hs. A peça retratou cenas como, batismo de Jesus por João Batista, Curas milagrosas de Jesus, A morte de João Batista,Escolha dos doze apóstolos por Jesus, Ceia com os apóstolos, Julgamento de Jesus, Crucificação e morte de jesus na cruz.

Em meio a chuvas, nossos jovens encantaram o público presente e concretizaram mais um ano esse evento cultural em Moraújo.


ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO 2017 ACONTECE SOB CHUVA EM MORAÚJO (CE)


Foi realizada na tarde de hoje (14), sexta-feira da paixão, a 20º encenação da paixão de cristo de Moraújo.

Com 60 jovens atuando, a peça mais um vez encantou público que se fez presente a quadra de Esportes de Moraújo.

Em meio a chuvas durante a realização da peça, o que não foi motivo para esse exitoso evento cultural parar, os jovens moraujenses mostraram seus talentos e desenvoltura diante toda apresentação.

Aos jovens que participaram e promoveram a encenação da paixão de cristo 2017 em Moraújo, os nossos cumprimentos pelo sucesso deste evento cultural Moraujense.

POPULAÇÃO MORAUJENSE COMEMORA BOM INVERNO E CHEIA DOS RIOS PROPICIA ABUNDANCIA DE PEIXES


A população de Moraújo, está comemorando um excelente inverno, depois de longos períodos de estiagem. As chuvas que vem ocorrendo em todo o município vem trazendo a esperança e a expectativa de uma boa colheita, que representa fartura e abundancia na mesa dos moraujenses.

Com seus rios cheios, propicio a presença de peixes, os moraujenses se engajaram em prol da pescaria as margens do rio.

O rio Coreaú no trecho que atravessa Moraújo recebe vários denominação populares, sendo: Rio dos Araças, Rio Pau Ferro, Rio Ingá, Rio Moreira. 

Vale ressaltar que o Rio está inserido em uma região de clima semi-árido bando e tropical quente subúmido, ou seja, é um rio sujeito ás variações pluviométricas típicas da região, que é marcada por período chuvoso que vai de janeiro a maio e um período seco que vai de junho a dezembro.

quinta-feira, 13 de abril de 2017

TRADICIONAL ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO EM MORAÚJO COMPLETA 20 ANOS EM 2017.




Aliando Fé, Tradição e Cultura, a Encenação da paixão de Cristo de Moraújo chega a sua 20° apresentação.

Essa apresentação vai muito além de uma simples peça teatral ao ar livre, ela representa o desenvolvimento do protagonismo e das potencialidades da juventude moraujense. 

A realização desta tradicional peça em que os jovens de nossa comunidade demonstram seus talentos vislumbra também a força, persistência e perseverança de nossa juventude em prol da manutenção, valorização e preservação da cultura de Moraújo.

No sembrante de cada jovens participante, a magnitude de ver concretizado depois de inúmeros ensaios a realização deste projeto que há 20 anos encanta toda a região.

Nosso povo, nossa gente, nossos jovens são o sustentáculo de um MORAÚJO que chega aos seus 60 anos repletos de desafios mais também de muitas conquistas. Deste modo, a encenação da paixão de Cristo representa umas destas conquistas, pois em 2017 completa 20 anos.

Aos jovens de nossa comunidade o nosso reconhecimento pela 20° realização da encenação da paixão de Cristo 2017.

quarta-feira, 12 de abril de 2017

AÇUDE ANGICOS TEM 93% DE APORTE DE SUA CAPACIDADE E DEVE SANGRAR NOS PRÓXIMOS DIAS


O Com aporte de 93% de sua capacidade, açude Angicos em virtude da excelente quadra invernosa em nossa região deve sangrar nos próximos dias.

Açude Angicos é um dos recursos hídricos mais importantes da região, construindo sobre o leito do Rio Juazeiro entre os municípios de Frecheirinha e Coreaú, foi uma obra realizada pela Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará e concluída no ano de 1998..

O açude pertence a bacia hidrográfica do Coreaú e possui uma capacidade de 56.050.000 m³ e beneficia os seguintes municípios: Frecheirinha, Moraújo, Coreaú e Uruoca, além das regiões de Agrovila, Campanário, Batatão, Associação dos Angicos e Canto das pedras.

Moraújo, Agrovila, Campanário,
Batatão, Associação dos Angicos e
Canto das Pedras
As águas do Açude Angicos (Vicente Cristino) desaguam no rio Coreaú que atravessa o município de Moraújo e mantém a perenização do Rio em nosso município. 

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7ude_Angicos
http://photosdeviagens.blogspot.com.br/2012/07/araquem-coreau-ce.html
http://www.hidro.ce.gov.br/
http://www.uvanet.br/rcgs/index.php/RCGS/article/view/217/226



terça-feira, 11 de abril de 2017

APÓS DIAS DE SOL, CHUVAS VOLTAM A BANHAR MORAÚJO (11)


As Chuvas voltaram a  banhar o município de Moraújo (CE) na tarde de hoje, terça-feira, 11 de Abril. Moraújo vem apresentando um excelente inverno e pós dias de sol, as chuvas voltaram com bastante intensidade.
Rios e Açudes estão apresentando grande volume de águas com com reais possibilidades de sangrarem nos próximos dias.

AÇUDE JENIPAPEIRO EM MORAÚJO ESTÁ PERTO DE SANGRAR


O Açude Jenipapeiro está situado na sede de Moraújo, apresenta na tarde de hoje, 11 de Abril um grande volume de água.O Referido açude é considerado de pequeno porte e foi construído no período da construção da rodovia que atravessa o município de Moraújo.
Após 4 dias de sol, chuvas voltaram a banhar Moraújo e os reservatórios, como o açude Jenipapeiro aumentou seu volume de água e poderá sangrar nos próximos dias. De acordo com populares, resta 30 centímetros para o açude sangrar.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

JOVENS DE MORAÚJO REALIZARÃO ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO NA SEXTA-FEIRA SANTA (14)



Os jovens de Moraújo,realizarão nesta sexta-feira, 14 de Abril, a Encenação da Paixão de Cristo 2017, na quadra de esportes de Moraújo. Apos longo ensaios preparativos, com os 70 jovens que entregam os diversos personagens que darão vida a essa peça que retrata momentos importantes da vida de Jesus.

com a responsabilidade de manter viva essa tradição de mais de 20 anos, a juventude moraujense se mobilizou e diante dos desafios trilhados está prestes a concretização e realização deste exitoso evento cultural de Moraújo.

Ao jovens participantes da encenação da paixão de cristo, os nossos cumprimentos pela iniciativa em prol da preservação da cultura moraujense.

MORAÚJO REGISTRA MADRUGADA COM CHUVAS



O município de Moraújo, registrou chuvas durante a madrugada de Domingo (09) para segunda-feira (10) de Abril. O Moraújo vem se destacando como uma das cidades cearenses com maior precipitações.

Com excelente quadra invernosa em 2017, um dos principais reservatórios de água da região, o açude de várzea da volta tem grande possibilidade de sangrar.

Hoje, segunda-feira (10), a cidade amanheceu com ruas alagadas e com possibilidade de mais chuvas no decorrer de todo o dia. 

domingo, 9 de abril de 2017

MORAÚJO É ASSIM!


Barragem de Moraújo
"FOI CRIADO AS MARGENS DE UM RIO QUE LHE DEU MUITA VIDA E FULGOR" (Trecho do Hino de Moraújo- Autores:Maria do Socorro Freire Oliveira,Maria Aparecida Freire e Milton Irineu de Araújo.

ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO 2017 EM MORAÚJO ACONTECERÁ SEXTA-FEIRA (14) NA QUADRA DE ESPORTES.




A tradicional encenação da paixão de cristo em Moraújo, será realizada dia 14 de Abril, com início ás 17:30 hs na quadra de Esportes de Moraújo,localizado nas ruas Irapuam Albuquerque e Doca Caetano na sede do Município.

Com a participação de 70 jovens da comunidade, a peça apresentará momentos marcantes da vida de Jesus Cristo, como batismo por joão Batista, Curas milagrosas, sua condenação, morte e crucificação na crus do calvário, bem como sua ressurreição.


PROCISSÃO DE RAMOS MARCA ABERTURA DA SEMANA SANTA EM MORAÚJO (CE)


A comunidade católica de Moraújo deu inicio a semana santa com o tradicional Domingo de Ramos, realizado na manhã deste domingo, 9 de abril de 2017. O domingo de ramos celebrado pela igreja católica representa a entrada de Jesus em Jerusalém. 

Os fiéis se concentraram na avenida prefeito Raimundo Benício, onde foi realizada a benção dos Ramos pelos pároco da paroquia de Moraújo, Pe. João Batista de Oliveira.

Reunidos todas as pastorais e toda a comunidade após a benção dos ramos, os católicos seguiram em uma procissão rumo a igreja matriz onde foi celebrada missa solene de domingo de ramos, presidida por padre João Batista, atual pároco da paroquia de Moraújo.




sábado, 8 de abril de 2017

AÇUDE DE VÁRZEA DA VOLTA EM MORAÚJO (CE)



O Açude de Várzea da Volta,está localizado no distrito de Várzea da Volta, município de Moraújo (CE), foi construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca- DNOCS e inaugurado no ano de 1919.
.
Considerado um dos açudes mais antigos do Brasil, com capacidade para armazenar 12.5 milhões de metros cúbicos de água, esse reservatório é responsável pelo abastecimento dos municípios de Moraújo e Coreaú.

O açude pertence a bacia do rio Coreaú e recebe águas principalmente advindas da serra da Meruoca, precisamente do município de Alcântaras, do riacho sítio Alegre, onde há a presença de cachoeiras e picos.

Além disso, o açude recebe águas também dos poções localizado na divisa entre os municípios de Alcântaras e Moraújo. As famosas cachoeiras de poção está situada na localidade de Fazenda Velha no distrito de Boa Esperança. e é considerado um das riquezas naturais de Moraújo. Ressaltamos também que o açude recebe águas dos riachos: do gavião, do sítio e do Urubu, localizados na serra da Meruoca.

Destacamos que, o açude é de pequeno porte, sendo praticado a pesca pelos moradores do distrito de várzea da volta e a exploração de suas vazantes.Atualmente, o Açude de Várzea da Volta é gerenciado pela Companhia de Gestão e Recursos Hídricos do Ceará- COGERH.

Em virtude  boa quadra invernosa na região, o açude vem apresentando grande volume de água, hoje, sábado 8 de Abril de 2017, segundo informações de populares, o açude falta 1,30 metros para o açude alcançar a cota de sua sangria no ano de 2017. Esse ano toda a população moraujense estão esperançosos e almejando a sangria do açude de várzea da volta que diferentemente dos anos anteriores não conseguiu sangra.   

O açude de várzea da volta é uma das riquezas ambientais de Moraújo e necessita ser preservado por sua relevância para o abastecimento de água e também por representar importante recurso hídrico para nossa região.  

Fontes de pesquisa:
http://wikimapia.org/2837763/pt/A%C3%A7ude-V%C3%A1rzea-da-Volta
http://visaonorte.blogspot.com.br/2011/03/perigo-no-acude-varzea-da-volta-no.html
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/varzea-da-volta-e-o-oitavo-acude-a-sangrar-na-regiao-1.582034

COMUNIDADE CATÓLICA REALIZOU VIA SACRA PELAS PRINCIPAIS RUAS DE MORAÚJO



A Comunidade Católica de Moraújo, realizou na tarde desta sexta-feira (07), ás 17 hs uma Via Sacra pelas principais ruas de nossa comunidade.

A Via Sacra teve inicio na igreja matriz e foi composta de 14 estações que representa a condenação, paixão e morte de Jesus Cristo. 

Foram escolhidos 14 residencias dentre as famílias de nossa comunidade para representar as estações.A via sacra foi comandada pelo atual pároco de Moraújo, Padre João Batista de Oliveira.

Os Fiéis seguia todo o trajeto em uma caminhada de fé, oração e meditação em preparação a semana santa.

quarta-feira, 5 de abril de 2017

8º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA PARÓQUIA DE MORAÚJO

                          
Igreja Matriz de Moraújo
No ano de 2017 a paróquia de nossa senhora da Conceição do município de Moraújo-Ce está completando 8 anos de sua elevação a paróquia. A capela pertencia a paróquia de Coreaú e no dia 28 de Março de 2009 recebeu sua elevação a paróquia. Em missa realizada na praça da matriz toda a comunidade esteve presente a esse momento histórico para a comunidade católica moraujense.
A solenidade de fundação da paróquia contou com a presença do Bispo da Diocese de Sobral: Dom Antônio Fernando, além de vários párocos de outras paróquias.

A fundação da Paróquia de Moraújo representou para muitos paroquianos a concretização de um sonho que outrora desabrochou  nos corações de muitos moraujenses e que se tornou realizada naquele momento histórico. A participação efetiva de todas as comunidades, povoados e distritos de nossa comunidade representou a alegria e o engajamento de todos na concretização desse sonho.

A paróquia de Moraújo teve como primeiro pároco: padre João Jesuíno Marques,que recebeu essa missão de organização e estruturar a vindoura paróquia. Os trabalhos pastorais e estruturantes promovidos pelo Padre Jesuíno foi a criação de várias pastorais e sua efetiva atuação. Na estrutura física dos templos religiosos pertencente a então capela e agora paróquia, foram realizados inúmeros melhorias.

A paróquia de Moraújo deve como seu 1º pároco Pe. João Jesuíno Marques,que desenvolveu em excelente trabalho pastoral em prol do progresso e exito desta paróquia.Atualmente a paroquia é presidida pelo Pe. João Batista de Oliveira. A paróquia de Moraújo é composta por várias  Grupos Pastorais,como a Encontro de casais com cristo -ECC , Infância Missionária, Grupo do Terço dos Homens, Grupo do Sagrado Coração de Jesus, Grupo de Jovens, dentre outros de fundamental importância para nossa paróquia. Esses grupos e pastorais representam o envolvimento, compromisso e engajamentos de toda a comunidade em prol da melhoria, desenvolvimento e crescimento de nossa paróquia.

domingo, 2 de abril de 2017

ENCHENTE DO RIO COREAÚ EM MORAÚJO



A intensidade das chuvas na região vem apresentando resultados positivos em matéria de armazenamento de água nos principais reservatórios, como açude Angicos e Açude de Várzea da Volta.


Riachos e afluentes que desaguam nos rios Juazeiro e Coreaú apresentam também grande volume de água. 

Em Moraújo (CE), o Rio Coreaú que atravessa o município apresenta grande enchente resultante das fortes e constantes chuvas que banham toda a região.

A Barragem de Moraújo, nestes dias, aumentou significativamente o volume de água e a tendencia é aumentar em virtude das águas advindas do açude angicos, Rio Juazeiro, além de vários riachos que desaguam no Rio Coreaú.

Com a perspectiva de mais chuvas na região, os moraujenses almejam a "sangria" de um dos principais reservatórios do município, O Açude de Várzea da Volta, que é um dos principais responsáveis pelo abastecimento de Moraújo.
Os primeiros meses do ano em curso, foram bastante chuvoso e esperamos que os meses seguintes as chuvas continuem em nossa região.

BARRAGEM DE MORAÚJO É AMBIENTE DE DIVERSÃO E LAZER DOS MORAUJENSES

Barragem de Moraújo


O pólo de lazer da Barragem de Moraújo vem sendo bastante frequentado e apreciado pelos moraujenses que buscam diversão e um excelente banho nas águas do rio Coreaú.
A Barragem de Moraújo, nestes dias, aumentou significativamente o volume de água e a tendencia é aumentar em virtude das águas advindas do açude angicos, Rio Juazeiro, além de vários riachos que desaguam no Rio Coreaú.
Destacamos que o município de Moraújo vem apresentando um excelente inverno e perceptiva da continuidade das chuvas propiciaram boa colheita das plantações de feijão, milho e arroz. A "cheia" dos principais reservatório que abastecem o município é almejada por todos.

sábado, 1 de abril de 2017

MORAÚJO REGISTRA CHUVAS NAS PRIMEIRAS HORAS DO DIA (01)


AV. PREFEITO RAIMUNDO BENÍCIO


Nas Primeiras Horas da Manhã de Sábado (01), a comunidade moraujense registrou boa chuva, esse período em nossa região é estão das chuvas, ou seja o Inverno. Destacamos que deste a noite de ontem (10) a cidade apresenta forte chuvas e revigora a esperança em toda a comunidade.

Construção da Capela de São Francisco em Vila Nova começa a ganhar forma (18)

Obra de construção da Capela de São Francisco de Vila nova   A obra de construção da Capela de São Francisco de Vila nova, comunidade locali...