sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

VILA MAROCA EM MORAÚJO

                                        Conheça a Vila Maroca em Moraújo

Nas proximidades da Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Moraújo, surgiu o povoado popularmente conhecido de VILA MAROCA em virtude de seus primeiros moradores terem o sobre nome de MAROCA, Joaquim Maroca, Edmar Maroca e Benício Maroca.Desde modo, surgiu a VILA MAROCA que vem apresentando um bom crescimento, sendo chamada em nossa comunidade de vila, ou seja,um pequeno povoado.






quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

VIAGEM PELO RIO COREAÚ EM MORAÚJO

       Desbravando nossa História: viagem pelo Rio dos Araças em Moraújo
Conhecendo o Rio Coreaú em Moraújo

No dia 22 de Janeiro de 2017, domingo, tivemos a oportunidade de realizar uma viagem a barco pelo Rio Coreaú no trecho que atravessa a município de Moraújo. Oportunidade única em que podemos conhecer e desbravar essa riqueza natural de nossa comunidade. 

Deste modo, foi possível conhecer um pouco da fauna e da flora deste ambiente no decorrer da viagem presenciamos pássaros voando e também nas águas do rio. As margens do rio a vegetação em sua grande parte preservada, apesar de constatarmos em alguns trechos a atuação do homem.

O Rio dos Araças, como assim é conhecido popularmente esse trecho do rio Coreaú em Moraújo possui uma diversidade em matas ciliares e também na fauna ao passo que diversas partes do leito do rio vislumbramos aves voando e sobre as águas.

Notadamente vimos o quanto as águas do rio estão cristalinas e a presença de plantas e folhas aquáticas, além de aves, nos remete que o ambiente está saudável. As margens do Rio conhecemos as grandiosas mangueiras dos Araças, que em virtude de seus enormes galhos e folhagem tornam o local aprazível e com sombras propicias a um bom descanso ao som dos pássaros que ocupam esse ambiente. 

Essa viagem pelo Rio Coreaú em Moraújo foi uma experiencia única e que nos deixa uma lição: que devemos preservar essa riqueza natural de Moraújo.








domingo, 22 de janeiro de 2017

AS GRANDIOSAS MANGUEIRAS AS MARGENS DO RIO DOS ARAÇAS EM MORAÚJO.

Conheça as Grandiosas Mangueiras as Margens do Rio Coreaú em Moraújo
As Mangueiras do Rio dos Araças em Moraújo-CE

No decorrer da viagem pelo Rio Coreaú presenciamos as grandiosas mangueiras presentes as margens do rio. Muitas sombras e uma água cristalina. Assim, em nossa vigem pelo Rio Araças foi possível desbravar novos caminhos e conhecer nosso história.
Conhecendo a fauna e a flora presentes em nosso Rio. Podemos constatar a preservação das matas ciliares as margens do rio. Ao som dos pássaros que ouvimos e virmos ao longo do leito e em suas margens. Uma riqueza natural de nossa comunidade que devemos preservar.
Um excelente ambiente, onde os moraujenses podem apreciarem, descansarem as sombras das exuberantes mangueiras e mantem contato com meio ambiente.
Destacamos que o Rio recebeu a denominar popularmente de Rios "dos  Araças" devido há uma fruta Araças, espécie de fruto de goiaba miúda e de miolo branco presente no passado e que eram comidos pelos frequentadores deste ambiente.










MORAUJENSES PRESTIGIAM BANHO NA BARRAGEM DE MORAÚJO

Pólo de Lazer Barragem de Moraújo atrai Comunidade


Com um bom acumulo de água, Barragem de Moraújo está sendo bastante apreciada e procurada por moraujenses que buscam um ambiente agradável e um excelente banho nas águas do rio.
Hoje durante a manhã de domingo, 22 de janeiro registramos muitos moraujenses apreciando essa riqueza natural de Moraújo.

EM MORAÚJO, BARRAGEM RECEBE ÁGUAS E MUDA PAISAGEM LOCAL

                    Pólo de Lazer da Barragem de Moraújo recebe águas



O Pólo de Lazer da Barragem de Moraújo amanheceu na manhã desta sexta (20) com aumento em seu nível de águas.Em virtude de águas vindas do açude Angicos a paisagem no Rio Coreaú mudou a paisagem no trecho que atravessa a comunidade de Moraújo.






quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

GENTE DA GENTE: JOSÉ MARIA CARNEIRO

                                        Zé Maria do Riachão dos Carneiro
José Maria Carneiro
Nossa comunidade possui pessoas talentosas, carismáticas e irreverentes, Assim é o Sr. José Maria Carneiro de 52 anos, residente da localidade de Riachão dos Carneiros, Município de Moraújo.

Zé Maria possuí talentos musicais, presença constantes nas ruas de Moraújo,o mesmo apresenta suas músicas nas principais ruas de nossa comunidade. Irreverente, o cantor e compositor Zé Maria nos afirmou que desde os 8 anos de idade começou a cantar, costume esse adquirido mediante ouvir diariamente  músicas ao som do rádio em sua residencia.

Cantor e compositor de músicas de autoria própria, como, O pássaro preto do nordeste, Amor fica comigo e cachaça do alambique, Zé maria resita sua canções para todos que desejem apreciar seus talentos musicais. Por seus talentos musicais, simpatia e irreverencia, Zé Maria é gente da gente.



domingo, 15 de janeiro de 2017

ENCONTRAMOS EM MORAÚJO: O BAR DO BAGAÇO

Bar do Bagaço no Distrito de Goiana-Moraújo-CE
Encontramos em Moraújo, o Bar do Bagaço, precisamente este Bar está localizado no distrito de Goiana.  Com a frase irreverente e divertida " lá fora chove, aqui pinga", o bar do Bagaço nos chamou atenção.


OBRAS DE CAPTAÇÃO DE ÁGUAS DO RIO COREAÚ EM MORAÚJO ESTÃO SENDO REALIZADAS

Obras de Captação de águas do Rio Coreaú trecho Moraújo segue em ritmo acelerado
Rio Pau Ferro em Moraújo
Estão sendo realizadas no Rio Coreaú, trecho Moraújo, rio conhecido popularmente como pau ferro ou Zara Sá na sede do município de Moraújo, obras de captação de águas do Rio Coreaú. As obras segue em ritmo acelerado e será um reforço para o abastecimento do moradores da sede de Moraújo.

Neste mês de janeiro, precisamente nesta segunda semana do referido mês estão sendo executado os encanamentos deste o leito do rio até as caixas receptoras de águas. As caixas que armazenarão as águas e que servirão para distribuir e tratar já estão construídas.

Assim apos a conclusão da obra que ainda não há data definida, esse sistema irá garantir o bastecimento de nossa comunidade.











domingo, 1 de janeiro de 2017

COM VOTAÇÃO EXPRESSIVA, VANDIVAN SAMPAIO É ELEITO O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA DE MORAÚJO

Trajetória Vitoriosa de Vandivan Sampaio

Francisco Vandivan Sampaio, nasceu no dia 19 de Dezembro, ingressou na politica moraujense nas eleições de 2008, ao qual foi eleito com 256 votos para exercer seu primeiro mantado como vereador, nas eleições de 2012 recebeu expressiva votação de 471 votos, sendo reeleito vereador com a 2º maior votação e em 2016 foi eleito novamente para exercer o 3º mandato com 490 votos.

Uma trajetória politica vitorioso e que o condicionaram na manhã de hoje dia 1º de Janeiro de 2017 a se tornar o novo presidente da câmara de Moraújo.
Vandivan Sampaio é representante do distrito de Goiana,mas em virtude de sua forte liderança e alta popularidade recebe votos em todo o município.
Exercerá seu mandato como Presidente do Legislativo de Moraújo de 2017 a 2018. Na votação o vereador recebeu 6 votos dos 9 vereadores e foi confirmado Presidente da Câmara e 3 se abstiveram.
Ao Vereador e Novo Presidente da Câmara, Vandivan Sampaio,os nossos cumprimentos pela conquista.

VEREADOR VANDIVAN É ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA DE MORAÚJO

Vandivan Sampaio é o novo Presidente da Câmara de Moraújo

Com 7 dos 9 votos, vereador Vandivan do distrito de Goiana foi eleito o novo presidente da câmara de Moraújo.

A eleição da nova mesa diretora da Câmara municipal de Moraújo ocorreu na manhã de hoje, dia 1º de Janeiro de 2017 no Auditório da Câmara de Moraújo.

Humildade, simplicidade e dignidade são qualidades advindas do nobre vereador Francisco Vandivan de Sampaio, sendo um dos mais votados na última eleição realizada em outubro de 2016, o parlamentar chega a presidência do legislativo de Moraújo com com uma expressiva votação de 6 vereadores que confirmaram seu nome ao referido cargo que exercerá de 2017-2018.

A votação do novo Presidente da câmara de Moraújo e da Mesa Diretora teve o seguinte resultado: votaram a favor os seguintes vereadores: 1-Rosa Moreira Gomes, 2-Francisco Vandivan de Sampaio,3- Raimara Moreira de Araújo,4- Eline Cristine Gomes Freire, 5-José Valdecy Moreira de Araújo e 6-Salustiano Teodoro de Aguiar ( Nenem) e ouve 3 abstenções sendo os vereadores e vereadoras:1-Ana Sara Benício Vasconcelos,2-Clodoaldo Moreira Filho (Dodó) e 3- José Maria Moreira Júnior (Moreira).

Ao Vereador e Novo Presidente da Câmara, Vandivan Sampaio,os nossos cumprimentos pela conquista.

Construção da Capela de São Francisco em Vila Nova começa a ganhar forma (18)

Obra de construção da Capela de São Francisco de Vila nova   A obra de construção da Capela de São Francisco de Vila nova, comunidade locali...