sábado, 29 de outubro de 2016

MÚSICAS HISTÓRICAS DE CAMPANHAS POLÍTICAS DE MORAÚJO: Eleições de 1992

10º Prefeito eleito de Moraújo: José Juvêncio de Abreu


Em 1992 é realizado eleições municipais, assim em Moraújo concorriam ao cargo de prefeito pela situação, grupo liderado pela Família Benício, o candidato a prefeito Francisco Odernes de Vasconcelos e a vice-prefeito Raimundo Lúcio. Pela oposição foi candidato a prefeito José Juvêncio de Abreu e a vice-prefeito José Teodoro Aguiar Filho (Zé Aguiar). Saiu vitoriosa a chapa da oposição com  2.138 votos, sendo Eleito Juvêncio Abreu para exercer mandato de 1º de janeiro de 1993 a 31 de Dezembro de 1996


LETRA HISTÓRICA DA MÚSICA DE CAMPANHA POLÍTICA DE JUVÊNCIO ABREU  1992

Superfántastico
Turma do Balão Mágico
Meu Bom Amigo.
Que bom estar contigo
Nesta Eleição!

Cuidado com sua Decisão
Seu voto é Definitivo
Vote com Atenção!

Moradia, Trabalho e Saúde
E honestidade, Moraújo vai melhorar!
Agora com Juvêncio para Prefeito
Os nossos Direitos, irão se concretizar!

Num Juvêncio e num Zé Aguiar
Neles nós podemos confiar!

Mas tudo vais mudar
Já sei em quem votar!
É num Juvêncio e Num Zé Aguiar.

Num Juvêncio e num Zé Aguiar
Neles nós podemos confiar!

                                                          Juvêncio Abreu
José Aguiar

GRUPO CULTURAL "O MANGUERÁ" REALIZA NOITE CULTURAL EM MORAÚJO.


                                 Quadrilha junina O Manguerá de Moraújo
O Grupo cultural, o Manguerá realizou na noite deste domingo dia 12 de Junho de 2016, evento cultural em prol do fortalecimento cultural moraujense e da preservação do tradicional grupo de quadrilha junino o Manguerá.

O palco do evento foi o Galpão dos Feirantes, um espaço aberto e amplo, localizado no centro da cidade e que atraiu grande público em uma noite histórica.

O evento foi marcado por desfiles, comidas típicas juninas e o ponto alto do evento foi as apresentações culturais de vários jovens de nossa comunidade.

Talentosos e com muita desenvoltura nossa juventude, mostrou talento e criatividade, contagiando toda a comunidade que se fez presente a esse evento cultural.

Ao Grupo Cultural O MANGUERÁ, os nossos cumprimentos pela iniciativa e realização deste importante evento que representou o resgate e a valorização de nossa cultura. 

O grupo O Manguerá é formado por jovens de nossa comunidade e que possuem talentos artísticos, musicais e também para dança. Em homenagem ao bairro, Alto da mangueira,que é formado pelas ruas Valdemar Araújo e Antônio Fernandes, o Grupo O manguerá recebeu essa denominação. Vale destacar que O manguerá também é a denominação de umas das mais importantes quadrilhas juninas de Moraújo.

A todos que contribuíram direta ou indiretamente para realização deste evento os nossos agradecimentos e aos jovens que tão bem se apresentaram os nossos cumprimentos pelo talento e dedicação a nossa cultura.







PRIMEIRO PREFEITO ELEITO DE MORAÚJO:Raimundo Manuel de Araújo

                   Caminhos de nossa História: 1º Prefeito Eleito de Moraújo
Foto da campanha para prefeito de 1958
Moraújo recebeu sua emancipação politica do município de Moraújo no dia 27 de Novembro de 1957. Deste modo, foi escolhido para exercer o cargo de prefeito interino ou provisório, o Sr. FRANCISCO LOURENÇO DA CUNHA. Francisco Lourenço da Cunha administrou Moraújo até as eleições municipais de 3 de outubro de 1958, quando foi eleito através de eleições diretas: RAIMUNDO MANOEL DE ARAÚJO (primeiro Prefeito eleito).
No ano de 1959 iniciava-se o mandato do primeiro Prefeito eleito de Moraújo em eleições diretas, ou seja escolhido democraticamente pelo povo moraujense. Assim Raimundo Manoel de Araújo foi eleito para um mandato de 4 anos, precisamente de 1959 a 1962.Destacamos que Raimundo manuel teve como vice-prefeito, o sr. Irapuam Queiroz de Albuquerque. 




Residência Histórica do sr. Raimundo manuel de Araújo
Rua 27 de Novembro- Centro/Moraújo-CE

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

FESTA DA DEMOCRACIA, MORAUJENSES DÃO EXEMPLO DE CIVISMO E CIDADANIA EM ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016.


                          Eleições Municipais para Prefeito de Moraújo 2016

Os moraujenses deram exemplo de civismo e da verdadeira democracia para todo o Brasil.O respeito, a dignidade e seriedade do eleitorado de Moraújo ficou marcado por várias manifestações de ambos os lados que nos abrilhantaram com muito civismo e cidadania.
Foram momentos marcantes e de muito respeito de ambas as partes. Cada grupo politico defendendo suas ideias. Somos todos uma só comunidade e todos lutaram por aquilo que acreditavam.

Essas eleições ficaram na história e mais uma vez o povo moraujense mostrou que política se faz com propostas e defesa de ideais.

Mais do que uma simples eleição, esse pleito foi marcado pelo surgimento de novas lideranças e assim se fez, dois jovens disputaram o cargo eletivo de Prefeito, na situação, o jovem Carlos Aquila e na oposição, o jovem Alexandre Abreu. Outro exemplo de renovação foi o surgimento de novas lideranças, advindos dos cargos de vereadores,onde jovens da comunidade adentraram na política e fizeram a diferença.

As urnas foram a voz do povo moraujense dia 2 de outubro e cabem a todos respeitarem os resultados. O projeto da situação, que tinha a frente o candidato Carlos Aquila saiu vencedor e consagrou-se como novo prefeito de Moraújo a partir do dia 1 de janeiro de 2017.

Para os cargos de vereadores consagraram-se vencedores: Ana Sara, Moreira,Vandivan Sampaio, Raimara Moreira , Dodó, Rosa Gomes, Eline, valdeci, Nenem Teodoro.

A todos os candidatos que obtiveram exito os nossos cumprimentos e aos demais não desistam e continuem lutando por seus ideias.


último Comício da oposição: canditado a prefeito: Alexandre Abreu (PRB) e vice-prefeito Francisco Fídias.


ùltimo comício da situação: candidato a Prefeito Carlos Áquila e Vice-prefeito Antônio Louro

RESGATE CULTURAL: ESCOLA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO PROMOVEU DESFILE HISTÓRICO DE 7 DE SETEMBRO.

Tradicional Desfile de 7 de Setembro
Estudantes da Escola N. S. da Conceição
A Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição, realizou no dia 7 de setembro de 2016, o tradicional desfile de 7 de setembro nas principais ruas da comunidade.Sobre a organização de toda a Gestão escolar, os discentes apresentaram os projetos e programas educacionais desenvolvidos no âmbito escolar em prol do ensino-aprendizagem.

O desfile foi realizado no turno da tarde, com inicio ás 17 horas, adentrando as ruas de nossa comunidade, que prestigiaram nossos educandos. O desfile deste ano representou para nossa comunidade, o resgate cultural deste tradicional evento que até então não estava sendo mais realizado na sede de Moraújo.

Deste modo, o desfile em homenagem a independência do Brasil em Moraújo foi uma excelente oportunidade da escola mostrar seus projetos pedagógicos e ao mesmo tempo resgatar esse evento cultural de nossa comunidade.

Aos professores, funcionários, alunos, pais e a todos que contribuíram para esse exitoso evento os nossos cumprimentos. A escola nossa senhora da conceição tem como atual diretor o professor Gervá Carvalho que vem desenvolvendo um excelente trabalho a frente desta instituição de ensino.


























quinta-feira, 27 de outubro de 2016

PERSONALIDADES RELIGIOSAS DE NOSSA TERRA: IRMÃ JACINTA E IRMÃ ARMINDA.



Personalidades Religiosas de Moraújo

A história de nossa comunidade é constituída pela atuação de pessoas sábias e inovadoras, que com suas ações contribuíram de forma inestimável para a construção de uma sociedade mais justa e igualitárias para todos. assim, ao abordarmos a história de Moraújo, não poderíamos deixar de enfatizam a atuação das irmãs Jacinta e Arminda em prol da religiosidade e educação do povo moraujense.


As irmãs religiosas realizaram um trabalho missionário fundamental para formação religiosa de nosso povo, mais sua contribuição não se limitou ao campo religioso;A frente da direção da Escola Huet Arruda Maria Rodrigues de Araújo (Irmã Jacinta) foi a primeira diretora, tendo como Vice-diretora Francisca Arminda Ferreira ( Irmã Arminda), realizando deste modo, um trabalho no campo da educação inestimável para formação dos cidadãos e cidadãs moraujenses.

Destacamos que irmã Jacinta é natural da cidade de Coreaú e irmã Arminda natural de Martinópolis, ambas residem Atualmente no município de Martinópolis onde realizam suas atividades missionárias.


As irmãs Jacinta e Arminda os nossos agradecimentos pelo trabalho missionário dedicado a formação cidadã e religiosa de nossa comunidade.







Construção da Capela de São Francisco em Vila Nova começa a ganhar forma (18)

Obra de construção da Capela de São Francisco de Vila nova   A obra de construção da Capela de São Francisco de Vila nova, comunidade locali...