segunda-feira, 28 de março de 2016

MINHA TERRA, NOSSA HISTÓRIA: ORIGEM DA IGREJA CATÓLICA DE MORAÚJO

                           História da Igreja Católica de Moraújo

1948-2016

Conta a história que a igreja primitiva tem suas origens no inicio da segunda metade do século XIX, quando foram doadas terras por Francisco Guilherme dos Reis e sua esposa Maria Coutinho de Alcântaras, para construção da capela. 

A construção da referida capela foi também uma iniciativa de outros fazendeiros da época e demais moradores da região. Consta que entre os anos de 1876 e 1885 Pe. Benardino Lustosa realizou benfeitorias na igreja de palma (atual Coreaú) e na Capela de pedrinhas (atual Moraújo).

 Em 1921 a capela foi reformada na Gestão do Pe. Luiz Firmino. No ano de 1948 a igreja passa por uma nova reforma, sendo que foram deixadas as bases ou alicerce para posteriormente erguer a torre, que foi erguida na gestão do cônego Joviniano Loiola, em 1983.Destacamos que várias pessoas participaram  efetivamente na construção desta capela, carregando pedra, areia e água do rio Coreaú. 

Neste mesmo ano chegava o Pe. Eudes Fernandes para comandar os trabalhos pastorais em nossa capela. Na parte interna da capela haviam dois altares que ficavam nas laterais do altar central e abrigavam de um lado uma imagem de coração de Jesus e de outro Nossa Senhora do perpetuo Socorro, ambos foram demolidos na gestão do Pe. José Maria de Aguiar, pároco de Coreaú nos anos de 1965 a 1970.A partir de 1954, o Pe. Benedito Albuquerque realizou em sua gestão a construção do piso mosaico (atual), a calçada, o forro de estuque e o coro de madeira.

 A construção do foro de laje pré-moldada foi realizada no ano de 1992. Nossa comunidade foi capela da paroquia de Coreaú, até o ano de 2009, quando foi elevada a paroquia em missa solene realizada no dia 28 de março de 2009, pelo Bispo da Diocese de sobral, Dom Antônio Fernando, que nomeou, Pe. João Jesuíno Marques como primeiro padre da paroquia de nossa senhora da conceição.

 vídeo em Homenagem aos 7 anos de Fundação da Paróquia de Moraújo




7º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA PARÓQUIA DE MORAÚJO

7° ano da elevação da capela de Moraújo a paróquia
No ano de 2016 a paróquia de nossa senhora da Conceição do município de Moraújo-Ce está completando 7 anos de sua elevação a paróquia. A capela pertencia a paróquia de Coreaú e no dia 28 de Março de 2009 recebeu sua elevação a paróquia. Em missa realizada na praça da matriz toda a comunidade esteve presente a esse momento histórico para a comunidade católica moraujense.
A solenidade de fundação da paróquia contou com a presença do Bispo da Diocese de Sobral: Dom Antônio Fernando, além de vários párocos de outras paróquias.

A fundação da Paróquia de Moraújo representou para muitos paroquianos a concretização de um sonho que outrora desabrochou  nos corações de muitos moraujenses e que se tornou realizada naquele momento histórico. A participação efetiva de todas as comunidades, povoados e distritos de nossa comunidade representou a alegria e o engajamento de todos na concretização desse sonho.

A paróquia de Moraújo teve como primeiro pároco: padre João Jesuíno Marques,que recebeu essa missão de organização e estruturar a vindoura paróquia. Os trabalhos pastorais e estruturantes promovidos pelo Padre Jesuíno foi a criação de várias pastorais e sua efetiva atuação. Na estrutura física dos templos religiosos pertencente a então capela e agora paróquia, foram realizados inúmeros melhorias.

Atualmente a paróquia é presidida pelo padre Jesuíno que desenvolve e desempenha um papel fundamental para o progresso e exito desta paróquia. A paróquia de Moraújo é composta por várias  Grupos Pastorais,como a Encontro de casais com cristo -ECC , Infância Missionária, Grupo do Terço dos Homens, Grupo do Sagrado Coração de Jesus, Grupo de Jovens, dentre outros de fundamental importância para nossa paróquia. Esses grupos e pastorais representam o envolvimento, compromisso e engajamentos de toda a comunidade em prol da melhoria, desenvolvimento e crescimento de nossa paróquia.

vídeo em Homenagem aos 7 anos de Fundação da Paróquia de Moraújo

































domingo, 27 de março de 2016

FELIZ PÁSCOA 2016


Blog Moraújo Notícias deseja a toda a comunidade Moraujense, aos seus leitores, simpatizantes e apoiadores uma feliz páscoa.

sábado, 26 de março de 2016

3º CAVALGADA VALE DO RIO COREAÚ FOI REALIZADA COM SUCESSO NESTE SÁBADO (26) EM MORAÚJO


              3º Cavalgada foi realizada com grande sucesso em Moraújo


A 3º cavalgada vale do rio Coreaú em Moraújo foi realizada na tarde de hoje dia 26 de março as margens do rio Coreaú. Um grande número de cavalheiros e amazonas se fizeram presentes ao evento, além da efetiva participação da comunidade moraujense.

Esse evento cultural de Moraújo faz parte do calendário festivo do município e se consolidou como um evento de união,confraternização e integração de todos os cavalheiros, amazonas e de toda a comunidade Moraujense que reconhece plenamente sua importância.

O pólo de lazer da barragem de Moraújo estava bastante animado e com uma estrutura organizacional impecável, para receber a todos com muito conforto. A cavalgada se tornou anualmente um ponto de encontro entre todos os que prestigiam e valorizam essa cultura.

 Por volta das 16:30 os cavalheiros adentraram as principais ruas de nossa comunidade e seguindo em direção ao trajeto programado de 12 km em direção ao povoado de são Francisco e Angicos, retornando novamente para sede do município apos o percurso ser percorrido.

Durante o evento realizou foi promovido o lançamento da Revista Cavalgada, sorteio de brindes aos cavalheiros, homenagem a Afonso Filho, almoço para os cavalheiros, além de forró de paredões e de outras atrações. A todos que contribuíram direta e indiretamente para o sucesso deste evento os nossos agradecimentos.

A cavalgada do vale do rio Coreaú é um evento cultural muito importante de nossa comunidade e cabe a todos nós lutarmos para que esse evento continue sendo realizado.

                             Cavalgada nas Principais Ruas de Moraújo








sexta-feira, 25 de março de 2016

CULTURA MORAUJENSE:ENCENAÇÃO DA "PAIXÃO DE CRISTO" É SUCESSO EM MORAÚJO

Grupo de Arte e Cultura Moraujense apresentaram peça teatral a Paixão de Cristo


A encenação da paixão de Cristo é um dos eventos culturais mais importantes de Moraújo e a mais 16 anos é realizado pela juventude da comunidade. A peça Teatral foi contada por 120 jovens aproximadamente e aconteceu na tarde de hoje dia 25 de março de 2016.O cenário escolhido para apresentação foi a quadra municipal de esportes de Moraújo.

A peça foi encenada pelo Grupo de Arte e Cultura de Moraújo,que é formada exclusivamente por jovens de nossa comunidade e que todo ano realizam esse evento. Com mais de duas horas de duração, nossos jovens apresentaram momentos marcantes da trajetória de Jesus Cristo, como: Batismo no rio Jordão por João Batista,Condenação de Jesus e sua crucificação-morte no cavalório.

Toda a comunidade de Moraújo prestigiou o evento e mais uma vez nossos jovens realizaram uma peça emocionante e inovadora.O grande sucesso de público vem de encontro a valorização e preservação de nossa maior riqueza, nossa cultura.

Aos jovens de nossa comunidade o nosso reconhecimento pelo engajamento e integração em prol da preservação de nossa cultura.É nítida a competência, protagonismo e talento de nossa juventude. assim, se faz necessário a valorização, preservação e apoio por parte do poder público e de toda a comunidade em vista de incentivar e apoiar eventos culturais de nossa comunidade.
                       Encenação da "Paixão de Cristo" em Moraújo





























Construção da Capela de São Francisco em Vila Nova começa a ganhar forma (18)

Obra de construção da Capela de São Francisco de Vila nova   A obra de construção da Capela de São Francisco de Vila nova, comunidade locali...