domingo, 31 de janeiro de 2016

BARRAGEM DE MORAÚJO VOLTA A SER PÓLO DE LAZER DA POPULAÇÃO MORAUJENSE

      Barragem de Moraújo bastante prestigiada pela população Moraujense



Devido as fortes chuvas na região durante o mês em curso, a barragem de Moraújo ganhou um grande fluxo de água, resultando em uma grande enchente.A sangria do rio  foi bastante prestigiada pela população e esse pólo de lazer da população voltou a ser bastante fraquentado por pessoas de cidades vizinhas e de toda a região.

O pólo de lazer da barragem de Moraújo está sendo muito frequentado nos finais de semana por todos que buscam um ambiente tranquilo e acolhedor. Neste final de semana podemos constatar por meio das fotos que ouve um grande fluxo de pessoas na barragem em busca de um banho nas águas do rio Coreaú.

Esse é um momento de muita felicidade para toda a comunidade moraujense, pois até então a barragem de Moraújo estava completamente seca e era uma grande tristeza para aquela comunidade.A situação atual é totalmente diferente de outrora e hoje dia 31 de janeiro, domingo presenciamos a presença na barragem de muitas famílias, com seus filhos, jovens, crianças e adultos.

A alegria estava perceptível no rosto, através do sorriso de todos e principalmente das crianças que se divertiam harmoniosamente com seus pais e familiares.































sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

MOMENTO DE REFLEXÃO E ESPIRITUALIDADE: Entrega teu caminho ao senhor; confia nele e ele tudo fará. salmo 37:5


PERSONALIDADE DE HONRA DE MORAÚJO: Neuza Moreira de Araújo

                                                      Moraujense Ilustre

Neuza Moreira de Araújo,nasceu no dia 25 de Novembro de 1925. Filha de Quinina Moreira  e neta de Raimunda Gomes de Araújo, que foi coordenadora do grupo do apostolado  da Oração do sagrado coração de Jesus., cargo de liderança que posteriormente Neuza Moreira exerceria com dinamismo e competência.casada durante dez anos não teve filhos, mais soube cuidar e ver em cada moraujense um filho em que uma mãe acolhe e protege. 

 È com muita honra que apresentamos a história de uma moraujense que durante toda a sua vida exerceu na comunidade um protagonismo e construiu sua história de vida fazendo do bem comum o alicerce para promover justiça social, qualidade de vida, inclusão social e igualdade social.

O legado de Neuza Moreira de Araújo para com a comunidade moraujense é inestimável e não há adjetivos para definir precisamente sua contribuição para todos os moraujenses que de forma direta ou indiretamente ela beneficiou.

Ao constarmos sua atuação na sociedade podemos constatar que ela sempre foi uma mulher a frente de seu tempo,assim podemos defini-la,uma cidadão atuante, autentica, visionária,verdadeira e ciente de papel na comunidade.

Quinina Moreira (Mãe de Dona Neuza)

                               Raimunda Gomes (Avó de Dona Neuza)

Como sua atuação na comunidade Moraujense foi tão abrangente optamos por relatarmos um pouco de sua história de vida por áreas sociais em que ela foi atuante.Assim, Neuza Moreira foi bastante atuante na área da saúde, política, educação, religião.

                                                              Área Social


Neuza Moreira era uma cidadã atuante e dedicada as causas sociais de nosso comunidade. Era uma pessoa bastante solicitada pelos mais carentes, humildes e excluídos da sociedade naquela época. Sua residencia era um ambiente bastante frequentado e onde ela acolhia os mais carentes em seus anseios.

Em sua casa também acolhia padres que vinha celebrar e realizar missões em nossa comunidade. Detentora de inúmeras qualidades, respeitada por todos, competente naquilo que se proponha a executar e bastante articuladora,fez das causas sociais sua principal bandeira de luta. 

Nossa comunidade nesta época era bastante carente, o que levou Neuza Moreira a exercer um papel de articuladora e defensora dos mais humildes,deste modo ela não media esforços na busca de projetos e programas sociais governamentais para beneficiar os mais carentes de nossa comunidade.

                                                      Área da saúde Pública


Na área de Saúde pública Neuza Moreira, também foi extremamente importante, sua história na saúde teve iniciou pelos que nos relataram na articulação e execução de programas advindos de ações solitárias como a distribuição de medicamentos e leites para os mais carentes da época vindos das caritas, que é uma organização de ajuda humanitária.

Foi uma das primeiras funcionárias do posto de saúde, atual Unidade Mista de Saúde de Moraújo (hospital Municipal), ao qual exerceu várias funções importantes e diversos trabalhos em prol da saúde e qualidade de vida da população de Moraújo.

                                                        Área da Educação



Na educação Neuza Moreira foi Diretora da Escola Tia Neuza, atual escola Nossa Senhora da Conceição no de 1993 na gestão do Ex: prefeito José Juvêncio de Abreu que a nomeou como diretora e como vice-diretora a senhora Francini moreira de Araújo.A escola recebeu nesta Gestão uma nova denominação, passando a se chamar: escolinha Tia Neuza em homenagem a Neuza Moreira de Araújo.
Mais a História de Neuza Moreira Na educação é bem mais remota, pois nos tempos do programa de alfabetização, como o conhecido MOBRAL a mesma fez da sua residência uma sala de aula para abrigar esse programa e todos que queria estudar.

                                                          Área da Política

As qualidades,a  competência, o carisma, o respeito e a dedicação a comunidade foram essenciais para condicionar e qualificar Neuza Moreira a entrar na política de Moraújo. Foi vereadora por duas mandatos e candidata a vice-prefeita na chapa oposicionista com José Teodoro Aguiar Filho, O José Aguiar na eleições municipais de de 15 de Novembro de 1982.

                                                         Área da Religião


Uma pessoa de muita fé e religiosa, sua mãe Raimunda Gomes foi Líder do grupo do Apostolado da oração e futuramente Neuza Moreira se tornaria presidente do grupo de apostolado da Oração.Deste modo, exerceu cargo de liderança também na religião em nosso comunidade.
 Neuza Moreira de Araújo faleceu no dia 24 de março de 2014 deixando um legado inestimável e umas das histórias mais inspiradoras em prol do desenvolvimento,crescimento e de combate as injustiças sociais em nossa comunidade, a dona Neuza o nosso reconhecimento pela dedicação e atuação em prol dos mais humildes e carentes de Moraújo.








Escola n.s. da Conceição- denominações anteriores: Escolinha Tia Enedina e Escolinha Tia Neuza










Construção da Capela de São Francisco em Vila Nova começa a ganhar forma (18)

Obra de construção da Capela de São Francisco de Vila nova   A obra de construção da Capela de São Francisco de Vila nova, comunidade locali...