quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

TOP FIVE BLOG MORAÚJO NOTÍCIAS: As Cinco Reportagens mais lindas e visualizadas 2015 do Blog Moraújo Notícias



AS MATÉRIAS MAIS LINDAS E VISUALIZADAS DO BLOG MORAÚJO NOTÍCIAS 2015




TÍTULO DA REPORTAGEM  E NÚMERO DE VISUALIZAÇÕES

1º - Personalidades de Honra de Moraújo: José Juvêncio de Abreu-  300






2º- Chuva Marca noite de ontem e dia de hoje em nossa cidade- 120






3º- História da menina Maria Izaura- 81





4º- Curiosidades de nossa Terra: Fardamentos históricos da Escola Huet Arruda- 47




5º- Santa Missa da Solenidade do Natal do Senhor da Paróquia de Moraújo - 3








quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

VÍDEO RETROSPECTIVA MORAUJENSE 2015

As principais notícias de nossa comunidade em 2015


O Blog Moraújo Notícias em nome de seu idealizador e administrador: professor e líder Sindical Francisco paulino, vem a público agradecer a todos que acreditará e apoiaram nosso Blog Moraújo Notícias, a sua finalidade é apresentar noticias e informar nossa comunidade sobre notícias importantes e de relevância para Moraújo. Além disso, apresentar fatos históricos e pessoas importantes e que contribuíram para história de nossa cidade. 

Queremos desejar a toda a comunidade moraujense e a todos um feliz ano novo e boas festas. Em 2016, continuaremos informando e escrevendo fatos históricos que entrará para história de Moraújo. Blog Moraújo notícias, onde a informações do presente e do passado são notícias.

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

RETROSPECTIVA MORAUJENSE 2015: Principais acontecimentos que foram notícias




O ano de 2015 em nosso município pode ser considerado um ano tranquilo e que com acontecimentos previsto dentro do calendário de eventos do Município. Assim tivemos acontecimentos importantes no campo da religião, alguns eventos na área do esporte e no campo político está tranquilo, pois 2016 é ano de eleições municipais e a cidade fica mais movimentada. Deste modo destacaremos alguns fatos e eventos que consideramos mais relevantes e de interesse de nossa comunidade.

                      Festa Religiosa de nossa Senhora do Perpetuo Socorro


No mês de Maio destacamos os Festejos religiosos de nossa senhora do perpetuo do Socorro.  Os festejos acontecem de 03 a 13 de Maio na igreja matriz e vale ressaltar que esse festejos continuam sendo organizado pela Família Benício a muitos anos, bem como as despesas geradas para manutenção dos festejos, pois a mesma é devota de Nossa Senhora do perpetuo do Socorro e iniciou essa devoção, sendo uma Família de muita fé e religiosa.Os festejos do mês de Maio, continuam sendo uma das festa religiosas mais prestigiada de nossa comunidade.

                                Reforma da Quadra de Esporte de Moraújo


No meses de Junho e Julho podemos destacar a reforma da mais importante e tradicional quadra poliesportiva de Moraújo. Esse equipamento de esportes é muito importante para comunidade e nele é e já foi realizados muitos eventos culturais e sociais de nossa comunidade. Ao Governo Municipal o nosso reconhecimento em atender a solicitação de toda a comunidade.Após a entrega da quadra reformada já foram realizados muitos eventos como: Jogos estudantis das escolas municipais, Festa em comemoração aos 40 anos da escola Huet Arruda, Torneio de Futsal, dentre outros eventos. Desse modo a quadra voltou a ser palco de grandes eventos culturais da comunidade e está sendo novamente bastante frequentada por toda a comunidade moraujense.

Seminário sobre a carta do papa Francisco é realizado  nas comunidades de Moraújo em parceria entre Paróquia de Moraújo e o Sindrual ( Sindicato Rural de Moraújo)


Os seminários sobre a carta do papa Francisco está sendo promovido pela Paroquia de Nossa Senhora da Conceição de Moraújo, conjuntamente com O sindicato rural de Moraújo.A realização destes eventos nas comunidades tem como principal objetivo alertar as populações sobre as questões voltadas para a crise ambiental. esse eventos teve inicio no mês de Agosto e o último foi promovido no mês de Novembro. As localidades, povoados e distritos de Moraújo que receberam esse evento foram: várzea da volta, Novo Horizonte, Boa esperança, Mato verde e Goiana.

 Visita do Bispo da diocese de Sobral a Nossa comunidade: Dom Vasconcelos


                                   BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR!

O novo Bispo da Diocese de Sobral, Dom José  Luiz Gomes de Vasconcelos, 52 anos, realizou no dia 2 de Outubro visita Pastoral a nossa comunidade. O novo Bispo de Sobral foi recepcionado por toda a comunidade, pároco da paroquia e demais autoridades na entrada da cidade, seguindo para praça da igreja matriz onde foi celebrada uma missa. Na cerimônia Dom Vasconcelos destaca em suas palavras que " a paróquia de Moraújo é uma paróquia com presente e de futuro", destacando assim que nossa paroquia está realizando um excelente trabalho sobre a orientação do pároco padre João Jesuíno Marques, que é nosso 1º pároco de nossa paroquia.

                Comemoração dos 40 anos de Fundação da Escola da Huet Arruda


O núcleo gestor, sobre a orientação do Atual diretor da Escola de ensino médio Huet Arruda: Heder Moreira realizaram na quadra de esporte de Moraújo uma grande festa cultural em comemoração aos 40 anos da escola Huet Arruda, a referida escola foi fundada no ano de 1975 e é a principal instituição educacional do município atualmente.A escola tem uma grande e importante história na formação dos cidadãos de nossa comunidade. Com um lema " Huet Arruda, 40 anos servindo a comunidade" a instituição é fundamental para educar, formar e transformar a vida daqueles que acreditam na transformação da sociedade através da educação.

                                               Emancipação política de Moraújo



Dia 27 de novembro de 1957, foi neste dia que Moraújo recebeu sua emancipação até então distrito de Coreaú. A cidade de Moraújo completou neste ano de 2015, 58 anos de emancipação politíca.

                                              Torneio de futsal de Moraújo


Nos dias 18,19 e 20 de Dezembro foi realizado pela liga esportiva Moraujense um troneio de futsal. O evento foi realizado na quadra de esporte de Moraújo e contou com a participação de quatro equipe de Moraújo e vários times dos municípios vizinhos: Uruoca, Martinópolis e Meruoca. Os times de Moraújo foram todos eliminados e a equipe de Coreaú jogos a final contra a equipe de Campanário distrito de Uruoca, no confronto final a equipe de Coreaú, venceu de 5 a 3 a equipe de Campanário. O torneio foi muito organizado e tem como presidente da liga esportiva moraujense atualmente Abílio. Em todos os dias dos jogos a quadra foi bastante frequentadas pela comunidade que prestigiou todos os jogos.

 Tradicional Cavalgada de Moraújo

No dia 28 de Dezembro é realizada uma grande cavalgada que já é tradição sua realização justamente no dia da abertura dos festejos da padroeira. A participação de inúmeros cavalheiros e amazonas é grande e abrilhanta a abertura da festa de nossa paróquia todos os anos.

    Formaturas dos estudantes das escolas municipais e estadual de Moraújo


O mês de Dezembro é marcado pelas tradicionais festa de colação de grau dos estudantes das escolas municipais que concluem o 9º ano que representa a finalização do ensino fundamental e dos alunos que concluem o ensino médio. Essas tradicionais festas são realizadas em sua maioria na tradicional clube de festas e eventos de Moraújo, a tradicional: Kabana Club de Moraújo.
                                   
                                 Festejo de Nossa Senhora da Conceição


O mês de Dezembro é realizado a festa de nossa padroeira, nossa senhora da Conceição. Um evento de muita oração e fé em que toda a comunidade se reúne para celebrar as graças e bençãos  alcançadas no decorrer de todo o ano. Os festejos é realizado de 28 a 8 de Dezembro, sendo que as celebrações são realizadas na praça da matriz. 
                                  
                                  Missa da solenidade do natal do senhor


O dia 24 para o dia 25 de Dezembro é marcado por uma importante celebração que é a missa do natal, um momento de muita fé e agradecimento a Deus pela vida, saúde e paz.
                                                      
                                                               FELIZ ANO NOVO 


Apresentamos assim alguns dos eventos e acontecimentos realizados em nossa comunidade no ano de 2015. Desejamos a todos um feliz ano novo e boas festas. seja bem vindo 2016.

              RETROSPECTIVA MORAUJENSE 2015 EM VÍDEO, CURTA E ASSISTA!



segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

CURIOSIDADES HISTÓRICAS SOBRE MORAÚJO: Escola Huet Arruda

VOCÊ SABIA?

Que esse foi um dos primeiros fardamentos da atual ESCOLA DE ENSINO MÉDIO HUET ARRUDA.








Neste ano a Escola Huet Arruda completou 40 anos de fundação e a 40 anos vem servindo nossa comunidade.


PASTORAL DA CRIANÇA DE MORAÚJO PROMOVE CONFRATERNIZAÇÃO

Pastoral da Criança de Moraújo

Para que toda Criança tenha vida e há tenha em Abundância. (Jo, 10,10)


No dia 25 de Dezembro de 2015, a equipe da Pastoral da Crianças de Moraújo promoveu uma confraternização entre as famílias que a mesma realiza um trabalho de acompanhamento e supervisão nutricional. Na ocasião a equipe da Pastoral da Criança distribuiu cestas básicas para famílias carentes, além de guloseimas para as crianças.


A pastoral da Criança em nosso município realiza um excelente trabalho, sendo implantado em nossa comunidade há alguns anos, esse projeto teve como primeira coordenadora Florinda e atualmente tem na sua coordenação o jovem e líder comunitário da comunidade de Vila Nova: Francisco Sampaio.Deste modo a pastoral está organizada de forma a acompanhar gestantes e crianças mediante os risco nutricionais de nossa comunidade. Há várias pessoas volutarias e que estão responsáveis por um grupo de crianças e gestantes de uma determinada rua ou localidade.


Como sabemos a Pastoral da Criança é uma organização de ação social da Confederação dos Bispos do Brasil -CNBB e que capacita lideres voluntários que residem nas comunidades e que assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania, tendo como objetivo " o desenvolvimento integral as crianças, promovendo em função delas, também suas famílias e comunidades".



Fonte:
http://www.pastoraldacrianca.org.br/quemsomos

MORAÚJO: CHUVA MARCA NOITE DE ONTEM E DIA DE HOJE EM NOSSA CIDADE

Primeiras Chuvas em Moraújo


Av. Prefeito Raimundo Benício

                                                                 
 Praça da matriz


Centro de pequenos Negócios ( Galpão dos feirantes)

 Os primeiros sinais do período invernoso, que vai de Janeiro a  Maio em nossa região, começam a ocorrem, assim na madrugada do dia 27 de Dezembro para o dia 28 de dezembro de 2015 aconteceu uma grande chuva e hoje amanheceu com clima bastante agravável e muito nublado,o que nos remetem ao período de inverno em Moraújo.

Destacamos que o município de MORAÚJO está inserido em uma região de clima semi-árido bando e tropical quente subúmido, ou seja, está situado em uma região sujeito ás variações pluviométricas típicas da região, que é marcada por período chuvoso que vai de janeiro a Maio e um período seco que vai de Junho a Dezembro.

fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Corea%C3%BA
imagens: Francisco Paulino




sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

PERSONALIDADE DE HONRA DE MORAÚJO: José Juvêncio de Abreu

Moraujense Ilustre
"soube cultivar os melhores sentimentos e aflorar nos seus semelhantes às melhores qualidades"



Apresentamos José Juvêncio de Abreu, empresário e líder político de  Moraújo que com muita humildade, simplicidade e carisma conquistou multidões e entrou para história como um dos políticos mais carismáticos de todos os tempos. Sua trajetória na politica de nossa cidade foi vitoriosa, sendo prefeito por três vezes, ou seja , 12 anos.

Como empresário, no estado do Maranhão Juvêncio Abreu foi bem sucedido, o que lhe condicionou a realizar um sonho especial de se tornar prefeito de nossa cidade e assim contribuir para sua melhoria, crescimento e desenvolvimento. Um homem do povo e que em sua trajetória de vida esteve presente no local onde se sentia agraciado, amado e querido: " no meio do povo".

Acompanhe agora passo a passo a história vitoriosa de Juvêncio Abreu em fatos importantes e que marcaram sua história de vida e a história de Moraújo para sempre. Moraújo e Juvêncio duas histórias distintas, mais que pode ser simplesmente uma só, uma história de amor incondicional a Moraújo.



José Juvêncio de Abreu, nasceu em 05 de Junho de 1950, natural do município de Coreaú, filho de Francisca Moreira de Araújo, mais conhecida como "Dona Nenem Abreu" graduado em letras pela universidade estadual Vale do Acaraú-Uva.Casou-se com Vitória Massetti, com quem teve dois filhos: Juvênia Simões e Juvêncio Filho.

Juvêncio, Juvênia e Juvêncio Filho

Mãe de Juvêncio Abreu


Neuza Moreira de Araújo e Juvêncio


Paço da Prefeitura de Moraújo ao qual juvêncio comandou por 12 anos

A partir de agora contaremos a história de Juvêncio Abreu de forma cronológica ressaltando fatos importantes na sua trajetória política em Moraújo nos anos em que esteve presente e atuante.

O Ano é 1988


Em 1988 é o ano em que Juvêncio Abreu inicia em Moraújo sua história política. O quadro politico estava organizado da seguinte forma: o grupo político da família Benício, liderado por Vicente Benício, O grupo politico da família Teodoro e Aguiar, liderado por José Aguiar e o novo grupo político, liderado pelo empresário Juvêncio Abreu.

 Assim o embate nas eleições de 1988 se deu por: candidato da situação: Júnior Benício (prefeito) e Benedito Moreira (vice-prefeito), na chapa das oposições se concentrou com: José Aguiar (prefeito) e em outra chapa de oposição Juvêncio Abreu (prefeito).

 Essa campanha foi bastante disputada, principalmente entre Júnior Benício e José Aguiar, Juvêncio era novo na política e essa eleição foi mais para se tornar conhecido e popular na comunidade, para futuramente consolidar resultados positivos. Neste pleito o candidato da família Benício: Júnior Benício é leito,tomando posse em 1º de janeiro de 1989 e em segundo lugar José Aguiar e em terceiro Juvêncio Abreu. Nas eleições seguintes de 1992 as conjunturas políticas em Moraújo eram praticamente as mesmas, mais um fato crucial levou Juvêncio a realizar seu sonho de se tornar prefeito de Moraújo.

O Ano é 1992



Em 1992 é realizada novamente eleições para Prefeito e vereadores de Moraújo. Juvêncio Abreu decide novamente candidatar-se a prefeito de Moraújo, agora mais conhecido em toda a comunidade era necessário criar alianças políticas para vencer o influente e poderoso grupo comandado pela família Benício.

Deste modo, Juvêncio Abreu articulou e conseguiu aliar-se ao grupo político liderado por José Aguiar e assim formaram uma chapa de oposição com Juvêncio a prefeito e José Aguiar a vice-prefeito.No comando da prefeitura estava o então prefeito eleito em 1988, Júnior Benício, que assumiu a Prefeitura em 1989 até o ano de 1992. 

O grupo Político da Família Benício que era situação, decidiu escolher como candidato a prefeito Francisco Odernes e a vice-prefeito Raimundo Lúcio, que já havia sido prefeito de Moraújo anteriormente e era líder político no reduto eleitoral do distrito de Várzea da Volta, atualmente Raimundo Lúcio reside no município de Massapê e tem 89 anos.

Neste pleito Juvêncio e José Aguiar saíram vitoriosos e assim juvêncio Abreu toma posse em 1º de Janeiro de 1993, iniciando seu primeiro mandato como prefeito de Moraújo.Vale ressaltar que a vitória de Juvêncio e José Aguiar representava o rompimento de um grupo politico que governava Moraújo há quase 40 anos.

O Ano é 1996


Nas eleições de 1996, o quadro político apresentava os  grupos políticos já consolidados, um liderado pelo então prefeito eleito nas eleições de 1992, Juvêncio Abreu, que escolheu como seu sucessor e candidato a prefeito Mozar (Antônio de Maria) e a vice-prefeito, José Maria Cristino. Neste pleito Juvêncio não conseguiu eleger seu sucessor que perdeu a eleição para o candidato da oposição, Francisco Odernes de Vasconcelos, que teve como vice-prefeito indicado pelo líder político José Aguiar, o comerciante e professor, Francisco Fídias Carvalho e Fontenele. Francisco Odernes exerceu seu mandato de 1º de Janeiro de 1997 até outubro de 2000,assim o vice-prefeito Francisco Fídias assumiu os meses de Novembro e Dezembro em virtude de problemas administrativos.

O Ano é 2000


No pleito de 2000, Juvêncio Abreu volta a candidatar-se como oposição contra o então Prefeito Francisco Odernes que havia sido eleito nas eleições de 1997. Juvêncio formou uma chapa de oposição tendo sua esposa como vice-prefeita. Na situação,o então prefeito Odernes e seu grupo Político em cumprimento a acordos políticos assumidos anteriormente escolheram como candidato a Prefeito representando seu grupo político o senhor José Aguiar na qualidade de prefeito e a vice-prefeito a esposa do líder político Vicente Benício, a senhora Angelita Benício.Nessa eleição Juvêncio Abreu é reconduzido a Prefeitura Municipal de Moraújo, sendo eleito para o seu segundo mandado como Prefeito de Moraújo de 1º de janeiro de 2001 a 31 de Dezembro de 2004.

O Ano é 2004


A aprovação do Projeto de lei favorável a reeleição, possibilitou a candidatura a reeleição de Juvêncio Abreu a Prefeito, sendo eleito nas eleições realizadas em 2004 e toma posse no dia 1º de Janeiro de 2005, com termino do mandato em 31 de dezembro de 2008. Nessa eleição Juvêncio formou uma chapa, tendo ele como candidato a Prefeito e o Antonio de Maria, mais conhecido como Mozar, a vice-prefeito, ambos ganharam a eleição das chapas oposicionistas formadas por Francisco Odernes a Prefeito e a vice-prefeito Dr. Tadeu, médico bastante conhecido e renomado em nossa cidade e amigo pessoal de Odernes, em outra chata da oposição estava o empresário Jurandi Fonteles de Oliveira a prefeito e Francisco Fídias a vice-prefeito e em outra chapa oposicionistas estava Elder Aguiar. Assim nesse pleito Juvêncio saiu vitorioso, com 1.948 votos, se tornando o primeiro prefeito reeleito de Moraújo. Destacamos que nessa eleição Jurandi conseguiu obter a segunda colocação,com 1.405 votos , a terceira  Odernes com 1.000 votos e na quarta colocação Elder Aguiar com 355 votos. Deste modo, Juvêncio Abreu exerceu seu mandato de 1º de Janeiro de 2005 a 31 de Dezembro de 2008, sendo o primeiro Prefeito de Moraújo reeleito.

O Ano é 2008



Nas eleições de 2008, Juvêncio Abreu escolheu como candidato novamente Mozar a prefeito e Vitória a vice-prefeita. A chapa da oposição estava formada por todas as lideranças que manifestavam oposição a Juvêncio Abreu. O candidato Jurandi Oliveira conseguiu reunir a maioria das lideranças políticas em prol de sua candidatura, a prefeito e tendo como vice-prefeita Livramento Vasconcelos, esposa do Ex-prefeito e líder político Francisco Odernes. 

Assim estavam juntos na chapa da oposição: Jurandi, José Aguiar, Elder Aguiar, Odernes, Donizete, Fídias, dentre outras lideranças.Jurandi Oliveira é eleito prefeito de Moraújo para exercer seu primeiro mandado e assume em 1º de janeiro de 2009 a 31 de Dezembro de 2012, derrotando o então candidato da situação Mozar, indicação do Líder político Juvêncio Abreu.

O Ano é 2012



As eleições municipais de  2012 foi marcada por ter sido o último pleito que Juvêncio Abreu participou, com problemas cardíacos graves a anos, juvêncio enfrentou uma das eleições mais disputadas de toda a história política de nossa cidade. 

Juvêncio era candidato a prefeito e tinha como Vice-prefeito Alexandre Abreu, ambos enfrentaram a chapa da situação liderada pelo atual Perfeito Jurandi Oliveira eleito nas eleições de 2008 e que concorria a reeleição. Jurandi conseguiu manter a mesma base eleitoral que lhe condicionou ser eleito em 2008 e ainda agregou mais aliados e venceu em uma disputa acirrada o então candidato da oposição Juvêncio Abreu.

Destacamos também que Juvêncio enfrentou uma batalha no campo jurídico para mantém-se como candidato, enfrentou os desafios, levando sua campanha até o final e correndo risco constantes de indeferimento de sua candidato, resistiu até o fim, apesar de poder substituir seu nome por outro na chapa majoritária de acordo com a lei eleitoral vigente nesta época, mais juvêncio fez a vontade do povo e junto com seus eleitores protagonizaram uma das campanhas mais empolgantes e animadas de todos os tempos.

 Juvêncio Abreu nos três meses de intensa campanha e enfrentando uma forte e implacável oposição, conseguiu andar casa a casa de seus eleitores: do mato verde a Cauã, da Goiana ao Angicos, ele visitou cada munícipe e de acordo com dados consolidados do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, obteve uma expressiva votação de 2.652 votos,ficando em segundo lugar, contra o primeiro colocado, Jurandi Fonteles de Oliveira, que atingiu 2.780 votos e o terceiro candidato José Arimateia Araújo que obteve 78 votos. Assim a diferença do primeiro colocado (Jurandi) para o segundo (Juvêncio) foi apenas de 128 votos de maioria.


        Resultados da votação obtida por Juvêncio nas eleições de 2012





Como percebemos a trajetória de Juvêncio Abreu na política moraujense é repleta de grandes desafios e Juvêncio soube enfrentar sempre com maestria, o que lhe condicionou a se transformar em um dos políticos mais importantes e queridos pelo povo de Moraújo.


Um dos Lugares que Juvêncio Mais Gostava de está: " NO MEIO DO POVO"

Trio Elétrico


O famoso  trio elétrico que esteve presente desde as campanhas politicas de  1991 até a última de 2012. Na campanha de 2012 o trio servia de palaque, pois a justiça eleitoral não permitia carros de som de grande porte tocarem na política. Na primeira campanha de 1987, em que Juvêncio participou, o trio elétrico era na estrutura de um ônibus, mais o que ficou mais famoso e conhecido foi o da foto que apresentada acima.Atualmente esse famoso trio elétrico encontra-se preservado e pode ser considerado um patrimônio de Moraújo por ter feito parte da história política da cidade e de vários eventos culturais e sociais. 

                   Casa em que Juvêncio Residia no inicio dos anos de 1987  

       
Essa era a residência de Juvêncio Abreu em Moraújo no início de sua trajetória política (1987). No ano de 1987 juvêncio se organizava para se candidato a primeira vez a prefeito de Moraújo. Assim veio do Maranhão residi em Moraújo e essa casa era muito frequentada por eleitores e simpatizantes de juvêncio. Destacamos que ao lado desta residência juvêncio instalou um pequeno parque com equipamento,como balanços e pequena roda giratória. A casa de Juvêncio recebia um fluxo muito grande de pessoas, o dia todo e a noite também, desse modo, as crianças se divertia a vontade nesse parque. Juvêncio escolheu essa casa por que a mesma é situada no centro de Moraújo. Além disso, era distribuída para os frequentadores dessa casa: redes, roupas, certas básicas,enfim tudo que a população necessitada e carente daquela época precisava, Juvêncio buscava atender aos seus anseios. Há alguns anos essa casa passou por uma reforma que a modificou bastante, mais a história dessa casa entrou para história.

                                                 
                                          Residência de Juvêncio Abreu (2012)



Essa foi a residência de Juvêncio Abreu nos dias atuais e era casa onde sua mãe "Dona Nenem" ficava quando vinha visitar Moraújo. A casa está Localizada na praça da matriz em Moraújo.

                                                Campanha Política de 2012



Juvêncio Abreu na última passeata a caminho do último comício que foi realizado na praça da matriz. Uma multidão incalculável de pessoas que se concentrou na praça da santinha (entrada da cidade) e adentrou as principais ruas de Moraújo, surpreendendo a todos. Uma demonstração de sua força política e carisma do povo moraujense para com Juvêncio.
                                               

 Após a proclamação dos resultados das eleições municipais, que foram realizadas no dia 7 de Outubro de 2012, Juvêncio Abreu voltou para o Estado do Maranhão para administrar suas empresas. Como sabemos Juvêncio Abreu tinha sérios problemas cardíacos  e já tinha passado por cirurgias anteriormente, que restabeleceu sua saúde, mais os problemas cardíacos persistiam e Juvêncio havia passado por uma intensa campanha política.


Um fato extremante triste aconteceu,Juvêncio Abreu em decorrência dos problemas cardíacos falece e assim a mídia regional e local noticiou: Líder Político: Juvêncio Abreu morre aos 62 anos, Moraújo de Luto: Morre Juvêncio Abreu, Morre o Ex-prefeito de Moraújo por problemas cardíacos e Ex-prefeito de Moraújo, Juvêncio Abreu morre no estado do Maranhão. Foi desta forma que alguns meios de comunicação registraram o falecimento de Juvêncio em que ocorreu na madrugada do dia 7 de fevereiro de 2013.

Somos conhecedores do amor que Juvêncio Abreu tinha para com Moraújo,em atendimento a um pedido pessoal seu e devido ao seu desejo, Juvêncio expressava e queria ser sepultado na terra que sempre amou, Moraújo.Assim foi feito a vontade de Juvêncio e seu corpo foi deslocado do maranhão até Moraújo. Mim recordo o quanto foi triste quando a noite nos deparamos com aquela realidade, juvêncio chega a Moraújo e o carro que o trouxe adentra as principais ruas de Moraújo e a comunidade inerte assistia sem acreditar aquela presente realidade, em cada rua que o carro passava com juvêncio, inúmeras pessoas acompanhava seu deslocamento para a igreja matriz que também contribuiu para sua elevação, Juvêncio foi um homem de muita fé.

Por toda a noite a igreja matriz, local em que o corpo de Juvêncio foi velado recebeu inúmeras pessoas que gostavam e admiravam sua pessoa.No dia seguinte foi realizada celebração de missa de corpo presente, após a missa várias pessoas da família expressaram e agradeceram toda a comunidade moraujense pela estima e amor a pessoa que foi juvêncio por meio de depoimentos(discursos). Por volta das 18 hs foi realizado o sepultamento no cemitério de Moraújo, conhecido como cemitério novo.

Não há palavras para expressar o que a comunidade e todos que gostavam de Juvêncio sentiram naquele dia. O cortejo foi realizado em um carro de bombeiro e toda a comunidade seguiu até o cemitério da cidade. Não há palavras para descrever aquelas imagens "estávamos presenciando aquela mesma comunidade e povo que amava juvêncio e que tanto percorreu em grandes passeatas as ruas de Moraújo conjuntamente com juvêncio, o conduzia agora a seu sepultamento".

Uma cena ficou marcada na memória de todos, ao chegarmos em frente a prefeitura de Moraújo, foi feito uma parada e toda a comunidade rezava unida. Nossa cidade parou e esse foi um dos dias mais tristes da história atual de Moraújo. Juvêncio Abreu vive nos corações de cada moraujense que ele amou, assim seu amor incondicional a nosso povo foi de tal maneira que não temos uma palavra certa para defini-lo. O número de pessoas que acompanhou seu sepultamento foi incalculável, juvêncio foi sepultado no cemitério de Moraújo e no local próximo,ou seja,vizinho ao cemitério foi construído mausoléu, que ter na entrada a seguinte descrição: " JUVÊNCIO VOCÊ É IMORTAL POR SEU AMOR A MORAÚJO"
                                        









" Combati o bom Combate, terminei a minha carreira, guardei a minha fé.
Desde já está reservada a coroa da justiça, que mim dará o Senhor..."  I TIM 4,7-8


                                        
OS FATOS E HISTÓRIAS AQUI NARRADOS REPRESENTAM UM POUCO DE MUITAS OUTRAS HISTÓRIAS QUE JUVÊNCIO CONSTRUIU EM MORAÚJO. 

RELATAR, DESCREVER E ESCREVER UM POUCO DA BIOGRAFIA DESTE GRANDE HOMEM FOI UM GRANDE DESAFIO, POIS PELOS CAMINHOS ONDE PASSOU PLANTOU BOAS SEMENTES.

A HISTÓRIA DE JUVÊNCIO NÃO ACABOU ELA SOBREVIVE NOS CORAÇÕES DAS FAMÍLIAS QUE JUVÊNCIO AJUDOU E SUAS OBRAS E MELHORIAS ESTÃO PRESENTES EM CADA CANTO DE MORAÚJO.

A JUVÊNCIO ABREU NOSSO ETERNO AGRADECIMENTO E RECONHECIMENTO POR TER FEITO MUITO PELO CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE CADA MORAUJENSE.

TERMINAREMOS ESSA HISTÓRIA APRESENTANDO VÁRIOS VIDEOS MOSTRANDO JUVÊNCIO EM UM DOS LOCAIS QUE ELE MAIS GOSTAVA DE ESTÁ: " NO MEIO DO POVO DE MORAÚJO".UM HOMEM QUERIDO E QUE CONQUISTOU DA CRIANÇA AO JOVEM, DO ADULTO AO IDOSO.

OS ´VIDEOS APRESENTAM IMAGENS DA ÚLTIMA CAMPANHA POLÍTICA QUE JUVÊNCIO PARTICIPOU (2012).

VEREMOS UM JUVÊNCIO FELIZ E APESAR DOS DESAFIOS ENFRENTADOS, CONSEGUIU COMANDAR SEU POVO DE CABEÇA ERGUIDA E COM MUITA DIGNIDADE.







                                       Passeata campanha de 2012




Comício Campanha 2012
Realizado dia 02 de outubro (terça-feira)
Praça da matriz







Passeata campanha de 2012
Concentração foi na Praça da Santinha (entrada da cidade)
Seguida de uma passeata ruma ao último Comício na praça da matriz





Comitê do Juvêncio












MAIS FOTOS DE JUVÊNCIO ABREU






















































Construção da Capela de São Francisco em Vila Nova começa a ganhar forma (18)

Obra de construção da Capela de São Francisco de Vila nova   A obra de construção da Capela de São Francisco de Vila nova, comunidade locali...